Cidades

Imagens de São Tiago e São Jorge chegam ao Palácio do Setentrião

Peregrinação faz parte da programação da festa de São Tiago de Mazagão


Dando início à tradicional peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge, parte das comemorações da festividade religiosa de São Tiago que neste ano completa 240 anos, nessa quinta-feira, 13, o governador Waldez Góes e a primeira dama, deputada estadual Marília Góes, receberam comitiva de Mazagão no Palácio do Setentrião. O grupo composto por 38 pessoas, entre guardas, atiradores e festeiros, ainda vai percorrer residências e órgão públicos com as imagens, hoje e amanhã.

Depois que as imagens foram recepcionadas, uma celebração religiosa foi ministrada pelo Padre Aldenor Santos no Salão Nobre, com a presença de gestores e servidores do Estado. Em seguida, os guardiões da comitiva, caracterizados com as indumentárias de cavaleiros e som dos tambores, apresentaram a dança “vominê” que simula a vitória dos cristãos na batalha contra os mouros.

Em pronunciamento, a deputada estadual Marília Góes, autora do Projeto de Lei que definiu o dia 25 de julho como feriado estadual em comemoração à Festa de São Tiago, falou da importância da data, que representa tradição, cultura e religiosidade. “Essa história precisa ser valorizada, pois faz parte da história do Estado do Amapá, onde naquela época muitas pessoas foram levadas para aquela região, marcando o início da nossa história”, enfatizou a parlamentar.

O chefe do Executivo estadual, Waldez Góes, destacou os benefícios que festa traz além do resgate da história, como também a geração de renda e emprego para o povo de Mazagão. “Com a Ponte da Integração, os investimentos em infraestrutura local com a pavimentação asfáltica das vias públicas e na praça da cidade criaram melhores condições tanto para quem reside no local, quanto para quem irá visitar”, afirmou Góes.

Ele lembrou, ainda, que neste período a comunidade aproveita o momento para alugar suas casas durante a temporada da festa, assim como investem em seus restaurantes e lanchonetes gerando emprego e renda para os moradores.

O prefeito do município de Mazagão, Professor Dudão, disse que este ano com a Ponte da Integração inaugurada, a expectativa é de que o município receba mais de 30 mil pessoas. “A programação está pronta. Tudo foi planejado juntamente com a comunidade e Governo do Amapá. Queremos que essa festa seja a maior de todos os tempos. A cidade está limpa, teremos transporte coletivo nos três turnos para que a população se desloque até os locais dos eventos, e ainda um vasto cardápio de alimentação que será comercializado pelos moradores locais”, previu.
O próximo órgão a receber as imagens é o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e no fim da tarde de sábado, 15, eles retornam a Mazagão Velho para dar início as festividades de São Tiago no domingo, 16.

Festa
A Festa de São Tiago acontece este ano no período de 16 a 28 de julho, em Mazagão Velho – distrito de Mazagão a cerca de 70 quilômetros de Macapá. A festividade mistura de rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, realizado pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão.

O ponto alto da festa é a encenação a céu aberto que reconta a guerra entre mouros e cristãos e a aparição de São Tiago como soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo e garantiu a vitória. O elenco é formado por moradores da comunidade de Mazagão.

A tradição foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho, que deu origem ao município, foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade