Investimentos fortalecem agricultura familiar no interior do Amapá
Agricultores do município de Itaubal receberam máquinas e equipamentos

Com o intuito de intensificar o desenvolvimento das comunidades rurais do Amapá, o Governo do Estado realizou a entrega de dez máquinas agrícolas à Prefeitura de Itaubal do Piririm, distante a 112km da capital amapaense.
Os equipamentos são destinados a agricultores familiares do município que, com a produção mecanizada, terão redução no tempo de plantio, o que possibilitará aumento da área plantada e, consequentemente, maior cultivo e ampliação da renda.
Durante a solenidade foram entregues duas carretas agrícolas, um trator, uma plaina agrícola, uma roçadeira, uma grade aradora, uma grade niveladora, um distribuidor de calcário e adubo, um arador e um sulcador.
Os equipamentos foram obtidos por meio de convênios entre GEA e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com recursos no valor de R$ 216.796,95 oriundos de emenda parlamentar.
“Os equipamentos foram entregues a Prefeitura de Itaubal, mas visam atender aos agricultores familiares, para que eles possam ampliar sua área de produção com o uso da tecnologia e, dessa forma, melhorar sua renda”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas. O gestor acrescentou que a entrega faz parte de um projeto do setor econômico do GEA e está associada a outras políticas públicas do Estado voltadas a agricultura familiar, a exemplo dos financiamentos agrícolas que podem ser acessados pelos produtores, como o Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapa (Frap).

Com a ação, o GEA espera fortalecer a agricultura e a economia da cidade que é composta por 16 distritos e possui mais de 6 mil habitantes. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Itaubal, o município se destaca na produção de hortaliças, grãos e, principalmente, de mandioca. Cerca de 300 agricultores familiares serão beneficiados com a aquisição.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Darmasso, explicou que o investimento é importante porque 60% dos alimentos que compõem a mesa da população amapaense são originários da agricultura familiar.
“Com a entrega dos equipamentos estamos tirando o agricultor do sistema de plantio manual e oportunizando a ele uma produção mecanizada que facilita o trabalho. Teremos aumento de produtividade e das áreas plantadas”, reforçou. Darmasso acrescentou que será elaborado um plano de uso dos equipamentos.
Nos próximos dias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deve atender os municípios de Vitoria do Jari, Calçoene, Oiapoque, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio e o distrito de São Pedro dos Bois, em Macapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
