Exposições e teatro encerram mês do aleitamento materno no Amapá
Diversas ações espalhadas pelo país trabalharam sobre o assunto seguindo o lema da campanha: todos juntos pela amamentação.

O governo do Estado encerrou o “Agosto Dourado” – mês de luta e incentivo ao aleitamento materno – com apresentação teatral e exposição de telas. O evento que reuniu várias mães e seus bebês na tarde da quinta-feira, 31, no Hospital da Mulher Mãe Luzia, teve como objetivo conscientizar as mães sobre a importância e os benefícios da amamentação.
Diversas ações espalhadas pelo país trabalharam sobre o assunto seguindo o lema da campanha: todos juntos pela amamentação. Além da apresentação de uma peça teatral realizada pelos profissionais da maternidade alusiva ao tema, a programação contou com exposição e doação de obras de artes pelo Instituto de Poéticas Visuais da Amazônia. As imagens simbolizam que o ato de amamentar é normal e faz parte, ao longo da história, do que é ser mãe. A instituição foi parceira do Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá na realização do evento.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Darcineyde Dias, as mães precisam ter a consciência de que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê. “Amamentar é a maneira mais segura que há de nutrir seus filhos. Realizamos uma vasta programação para mostrar a importância do aleitamento para todas as mães. Essa foi uma forma dinâmica de encerrarmos o evento em grande estilo”, conta a coordenadora.
Luciene Maciel, do município de Pedra Branca do Amapari, vai ser mãe pela terceira vez. Ela diz que sempre amamentou seus filhos e sabe o quanto isso é importante. “Através desses eventos muitas mães aprendem até mesmo a forma certa de dar mama para seus bebês, pois nos orientam e mostram como dar o leite para o bebê corretamente. Amamentar nutre e livra nossos bebês de muitas doenças. Amamentei por bastante tempo meus filhos e sei o quanto é benéfico para crescerem saudáveis”, declarou Luciene.
Incentivo à doação
O BLH também está incentivando mães que estejam em período de amamentação a doarem seu leite. Caso tenham dificuldades no deslocamento até a unidade, um carro está disponível para captar o material onde for necessário. A mãe ou familiar pode entrar em contato pelo telefone 3225-8732. O banco funciona 24 horas por dia.
Deixe seu comentário
Publicidade
