Cidades

Aberta primeira etapa do Censo Escolar 2017

Gestores escolares devem conceder dados sobre a matrícula inicial no Sistema Educacenso até 31 de julho.


Iniciou na última quarta-feira, 31, a primeira etapa do Censo Escolar 2017. Nesta fase, os gestores escolares ou responsáveis pela escola deverão alimentar o Sistema Educacenso com dados da matrícula inicial. Serão incluídas informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. O prazo desta etapa termina em 31 de julho.

Os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas por meio dos dados do Censo, vão compor o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O censo escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área.  O levantamento permite compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, municípios e escolas, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

O sistema está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No início de 2018, vai ocorrer a coleta da segunda etapa, referente à situação do aluno.


Deixe seu comentário


Publicidade