Cidades

Ação de combate ao Aedes aegypti em Tartarugalzinho é intensificada

Força-tarefa inclui visitas domiciliares, inspeção de imóveis, eliminação de criadouros do mosquito, notificação de casos suspeitos e educação e saúde.


 

O Governo do Amapá intensificou as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika, no município de Tartarugalzinho, distante 160 km da capital. A região está em situação de emergência desde o dia 21 de fevereiro em razão do aumento de casos de dengue.

 

As equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) trabalham em pontos estratégicos do município fazendo o tratamento dos depósitos que contém água parada, eliminando criadouros do mosquito, fazendo a notificação de casos suspeitos e realizando ações de educação e saúde.

 

“Nosso trabalho tem como objetivo combater o registro de novos casos de dengue em Tartarugalzinho. É uma força-tarefa que envolve ações integradas entre Estado e prefeitura, porém, é muito importante que a população também participe, colocando em prática as medidas de prevenção à doença”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

 

A mobilização também inclui inspeção em borracharias, ferros-velhos, rodoviárias e sucatarias. Técnicos da SVS aplicam inseticidas nestes ambientes.

 

“O trabalho será realizado em todos os bairros da cidade, de maneira gradativa de acordo com o plano estratégico da SVS e da Coordenadoria da Vigilância Ambiental de Tartarugalzinho”, informou o chefe da Unidade de Controle de Vetores da SVS, Jonas Ferreira. Dengue em Tartarugalzinho

 

De dia 1º de janeiro ao dia 9 de março de 2024, foram registrados 551 casos prováveis de dengue em Tartarugalzinho. Os bairros com maior incidência no município são: Central com 98 registros; Bairro Novo II, com 75; Centro, com 67 casos; e Nova Platina, com 49. A população segue sendo orientada e recebendo as equipes de combate e prevenção à dengue.

 

O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, põe os ovos à beira de água parada, seja ela limpa ou não. Os ovos eclodem quando a temperatura está alta. Dentro dessa água, as larvas se desenvolvem até se transformarem em mosquitos.

 

 

Saiba como evitar focos do Aedes aegypti:

  • Mantenha bem tampados: caixas, toneis e barris de água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
  • Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
  • Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
  • Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
  • Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

 


Deixe seu comentário


Publicidade