Cidades

Ação entre Amapá e Pará fará barreiras vacinais em áreas portuárias da região

A parceria tem o objetivo de combater o sarampo nas cidades de Afuá, Macapá e Santana.


O Governo do Amapá, o Governo do Pará e as prefeituras das cidades de Afuá, Macapá e Santana, pactuaram uma parceria para o enfrentamento ao sarampo, na quinta-feira, 26. A ação quer estabelecer barreiras vacinais em áreas portuárias uma vez que é intenso o fluxo entre as três cidades.

O objetivo é alcançar pessoas não vacinadas, especialmente as crianças, expandindo a área de atuação para eliminação da doença. O Governo do Estado se dispôs a prestar apoio aos municípios amapaenses para atendimento da demanda, conforme detalha a diretora executiva da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP), Iracilda Costa.

“Vamos precisar monitorar a chegada e saída de embarcações de acordo com a maré dos rios, estabelecer horários e a programação que será desenvolvida. A ideia é solicitar o cartão de vacinação dos usuários e, ao identificar a falta da vacina, oferecer o imunizante no local”, explicou.

A estratégia faz parte de uma série de campanhas que o Governo do Amapá iniciou em 2021 para ampliar os números de pessoas vacinadas contra o sarampo, a exemplo das ações de casa em casa e em locais estratégicos, como atacadões e supermercados.

Como resultado, desde o início deste ano, o Amapá já registrou 22 casos confirmados de sarampo, o que representa uma redução de 94% em comparação aos quatro primeiros meses de 2021. Ainda assim, o ideal é a eliminação da doença por meio da vacinação, que está disponível em todo o Estado.

Segundo a gerente do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Leila Flores, é importante estabelecer uma comunicação com a população para que todos entendam a importância de reforçar a imunização.

“É preciso informar que haverá essas ações de vacinação e barreiras e o porquê da importância da vacinação, hoje temos casos de sarampo nos dois estados que constantemente estão em contato por meio do transporte fluvial, por exemplo”, explica.


Deixe seu comentário


Publicidade