Cidades

Ação no aniversário de Macapá mobilizou contra o Aedes

Além das ações de combate ao Aedes, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do projeto Samuzinho, também fizeram parte da programação com atividades voltadas para todas as idades


Como parte das atividades em comemoração aos 259 anos da cidade de Macapá, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu no último sábado, 4, na Praça Floriano Peixoto, uma série de atividades educativas. Foram distribuídos panfletos informativos sobre o combate ao Aedes aegypti e noções de primeiros socorros, além de atividades lúdicas voltadas para a criançada sobre os temas.

Caroline Duarte, de 10 anos, se divertiu com a atividade e informou que pretende aplicar em casa tudo o que aprendeu sobre o combate ao mosquito. “Gostei muito, aprendi como combater o mosquito da dengue. Agora, vou ensinar minha avó sobre isso para não deixar mais água nos pratinhos das plantas, porque lá pode nascer o ‘bichinho’”.

A professora Delcilena Araújo parabenizou a equipe pela programação. “Acho importante essa iniciativa da prefeitura, de sensibilizar a população, pois mesmo hoje, com a ampla divulgação sobre o assunto, ainda tem muita gente que deixa de fazer a sua parte em casa e acaba prejudicando os próprios familiares e vizinhos, que, muitas vezes, acabam adoecendo devido aos focos do mosquito existente no quintal ao lado”.

Além das ações de combate ao Aedes, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do projeto Samuzinho, também fizeram parte da programação com atividades voltadas para todas as idades, principalmente para a criançada, falando sobre a importância de não praticar trotes para o serviço, o 192, e orientando sobre quais as situações que realmente devem ligar. Foram feitas também orientações de prevenção de acidentes domésticos e noções de primeiros socorros, como em situações de desmaio, engasgo, técnicas de imobilização, curativo e técnicas de reanimação.

A artesã Maria das Dores Almeida aproveitou para aprender algumas técnicas. “Estava do outro lado da praça com minha filha vendendo peças de artesanato, quando me disseram que tinha essa atividade aqui. Aproveitei para participar e aprender um pouco mais sobre primeiros socorros. Como tenho três crianças em casa, é sempre bom saber como agir nos casos de pequenos acidentes, pois já passei alguns sustos com elas e sempre fui socorrida pelos vizinhos. Sabendo o que fazer nessas situações é bem melhor”.


Deixe seu comentário


Publicidade