Cidades

Ações de combate ao Aedes são intensificadas na Fazendinha e Vale Verde

Nas inspeções domiciliares, em 15 residências foram encontrados focos, que foram eliminados.


Duas ações simultâneas de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorreram na manhã desta quarta-feira, 6. Desta vez, na zona sul da capital, onde os agentes de endemias fizeram inspeção domiciliar em mais de dois mil imóveis, nos bairros Vale Verde e Fazendinha. A atividade é a continuação das ações que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) executa para combater as endemias em todos os bairros e distritos de Macapá. Foram 1.048 imóveis vistoriados na Fazendinha e 766 no Vale Verde.

Nas inspeções domiciliares, em 15 residências foram encontrados focos, que foram eliminados. Os moradores receberam orientação para impedir a proliferação do mosquito. “Essa ação foi programada de acordo com o último LIRAa, que apontou esses bairros como médio risco para infestação. Com base nessas informações, montamos uma estratégia e direcionamos os profissionais para que localizem a causa do problema”, explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

Para o dia 22 de setembro está programada uma nova ação nos dois bairros, para medir a eficácia do tratamento e das orientações dada aos moradores. “Dentro de quinze dias iremos retornar e avaliar o efeito dessa ação. Em ambos os bairros, nosso maior problema são os terrenos baldios, que têm servido de lixeira viciada, e os imóveis fechados”, conclui Kilder.

Outro meio da população auxiliar no combate ao Aedes é denunciando possíveis focos de criadouros pelo Disk Mosquito (99121-1641) e solicitar a visita do agente de endemias.


Deixe seu comentário


Publicidade