Cidades

Aeroporto Internacional de Macapá completa 38 anos

Para comemorar mais um aniversário, a estatal distribuiu brindes aos passageiros que desembarcaram no terminal da capital amapaense.


Paulo Silva
Da Editoria

O Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, acaba de completar 38 anos sob a administração da Infraero. Para comemorar mais um aniversário, a estatal distribuiu brindes aos passageiros que desembarcaram no terminal da capital amapaense.

Para a superintendente do aeroporto, Keyla Paula de Moraes, a localização do terminal, a 3 km do centro da cidade, possibilita novas oportunidades de negócios para o estado do Amapá, principalmente para a indústria, o comércio e o turismo, com foco nas relações com a América Central, América do Norte e Europa. “Nesse sentido, o Aeroporto Alberto Alcolumbre tem papel fundamental e estratégico, facilitando o transporte de passageiros e cargas, integrando as regiões e colaborando para o desenvolvim ento do estado e do país”, pontuou.

Segundo a Infraero, no ano passado o aeroporto movimentou 563.448 passageiros, entre operações de embarque e desembarque. Enquanto isso, a obra do novo aeroporto está completando 13 anos e, outra vez, está paralisada. Ela foi alvo da Operação Navalha, deflagrada em 2007 pela Polícia Federal.

O nome do terminal é uma homenagem ao empresário e comerciante de Macapá, Alberto Alcolumbre, conhecido pela solidariedade oferecida ao próximo, pela dedicação ao trabalho e pela prática dos ensinamentos judaicos. Alberto era tio do atual senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

Histórico
A história do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre começou a ser escrita na década de 1930, durante a Segunda Guerra, quando o governo dos Estados Unidos buscou composição com o Brasil para construção de bases aéreas militares. Alguns anos mais tarde, em 1943, na época do antigo Território Federal do Amapá, o então governador Pauxi Nunes convidou o coronel Belarmino Bravo, da Força Aérea Boliviana, para fundar o Aeroclube de Macapá, para desenvolver, basicamente, atividades sociais e recreativas.

Com a instalação do Serviço de Aeronáutica (Saer), em 1953, composto por um hangar, um avião Bonanza Beechcraft A36 e um campo de pouso, a sistematização de frequência de voos ficou consolidada. O avião foi adquirido com o objetivo de atender com mais rapidez a cobertura dos serviços administrativos do governo e, ao mesmo tempo, auxiliar a população no transporte de medicamentos para o interior ou de pessoas doentes para Belém do Pará.

No ano de 1956 foi criado, no Aeroclube do Macapá, o curso de piloto de aeronaves; dois anos depois, em 1958, ocorreu a transferência das atividades aeroportuárias do campo de pouso, então existente na Avenida FAB, para a atual base do Aeroporto Internacional de Macapá.

A partir de fevereiro de 1979, o Aeroporto Internacional de Macapá passa a ser administrado pela Infraero. Desde então, várias melhorias foram realizadas, como a troca do piso e do forro, além da reforma de sanitários do terminal de passageiros, assim como a construção de módulos operacionais para as salas de embarque e desembarque, a revitalização da fachada e a ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves. (Com informações da Infraero)


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