Cidades

Agentes de saúde recebem capacitação para controle da malária no estado

Treinamento acontece no período de 16 a 18 de abril, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde


 

Para fortalecer o controle da malária no estado e divulgar ações de combate, o Governo do Amapá realiza, no período de 16 a 18 de abril, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá, um treinamento para agentes de saúde pública que irão atuar no de combate à doença nos 16 municípios do estado, por meio da transposição federal.

 

A ação objetiva aprimorar os conhecimentos técnicos das equipes que controlam agentes transmissores com relação à biologia, além dos produtos utilizados na rotina dos programas de combate à malária.

 

“As medidas de controle de vetores da malária são ajustadas à realidade epidemiológica, garantindo a redução da prevalência e interrupção do processo de transmissão”, destaca o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

De acordo com o chefe da Unidade de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores, Jonas Ferreira, a capacitação é uma forma de aprimorar os conhecimentos dos agentes de endemias do estado do Amapá.

 

“A capacitação é uma das estratégias de Vigilância em Saúde no Amapá para fortalecer o combate à doença levando em consideração os desafios enfrentados pelas lideranças municipais no interior”, reforça Jonas.

 

Entre os temas abordados durante a capacitação, estão os agentes etiológicos, vetores e indivíduos susceptíveis. Segundo dados da SVS, em 2023, o estado registrou mais de mil casos de malária, e nos três primeiros meses de 2024, os casos já somam mais de 1,1 mil.

 

Malária

A malária é uma doença infecciosa febril aguda. Sua manifestação clínica mais comum se apresenta na forma de calafrios, febre e sudorese, acompanhados por cefaléia, mialgia, náuseas e vômitos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade