Cidades

Alunos celebram os 78 anos da Escola Estadual Barão do Rio Branco

Com apoio do Governo do Estado, o Movimento de Jovens Afrodescendentes do Amapá trouxe elementos da manifestação cultural amapaense aos estudantes


 

Alunos e professores da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, vivenciaram a cultura do marabaixo para celebrar os 78 anos da da instituição de ensino, considerada uma das mais tradicionais do estado. Com apoio do Governo do Amapá, o evento integra a Campanha de Popularização do Marabaixo nas Escolas Estaduais, promovida pelo Movimento de Jovens Afrodescendentes do Amapá nesta segunda-feira, 15.

 

Com danças e palestras, o momento de manifestação cultural levou o nome do marabaixo aos estudantes, para que os jovens possam conhecer e se apossar da tradição que tem as raízes amapaenses. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Seed), a qual deve alcançar mais escola da rede estadual de ensino.

 

 

“A semana está bem movimentada, com uma programação recebendo a comunidade escolar. Para nós, é especial receber os marabaixeiros para socializar a nossa cultura com os alunos” reforça a diretora da escola, Maria de Nazaré Barbosa. Entre os alunos na programação, estava Jéssica Lorrane Oliveira, de 14 anos. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental já conhece a tradição e avalia positivamente eventos culturais em escolas públicas.

 

“Já participei dançando no grupo do Ajudante, de Mazagão. Fico muito feliz de ver nossa cultura chegando aqui na escola e sendo mostrada aos alunos que ainda não conhecem”, disse a estudante.

 

O presidente do Movimentos de Jovens Afrodescendentes do Amapá, Iury Soledade, destacou a satisfação de palestrar ao público e levar uma tradição, que além do Amapá, é reconhecido como patrimônio do Brasil.

 

 

“O marabaixo  deve estar nas escolas, no fazer pedagógico, de forma permanente. Dialogar e transmitir a tradição para a juventude é contribuir para sua divulgação e salvaguarda”, explica Soledade.

 


Deixe seu comentário


Publicidade