Cidades

Amapá assina adesão à nova versão de programa de alfabetização

Dificuldades no acesso aos recursos da educação foram discutidas nos dias 2 e 3, durante o encontro “FNDE – Soluções Locais: Sempre perto para a educação ir longe”, ocorrido no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM).


A secretária de Educação do Amapá, Conceição Medeiros, assinou adesão à nova versão do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, pela qual cada secretário da Região Norte se comprometeu em fazer um diagnostico em seu estado e posteriormente cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, derrubando assim os indicadores que fazem com que as médias da região fiquem abaixo da média nacional.

Dificuldades no acesso aos recursos da educação foram discutidas nos dias 2 e 3, durante o encontro “FNDE – Soluções Locais: Sempre perto para a educação ir longe”, ocorrido no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM).

A iniciativa foi promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi prestar atendimento aos representantes municipais e estaduais responsáveis pela educação pública, prestando orientação e visando sanar pendências que dificultam o repasse de recursos federais para o financiamento de programas, projetos e convênios.

A programação contou com a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar, dos secretários de Estado de Educação da Região Norte, de prefeitos do Amazonas e também de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Um pacote de metas para melhorar o desempenho da educação na região norte foi divulgado durante o encontro.  Entre as medidas anunciadas está a ampliação do número de creches, reformulação do cálculo do transporte escolar, incentivos financeiros a professores de escolas de áreas com baixo IDH e altos indicadores de violência, além de pagamento de bolsas e cursos de qualificação para educadores das séries iniciais da educação básica.

Com esse plano de ações, o MEC espera pactuar com os Estados e municípios do Norte os investimentos prioritários para o setor nos próximos quatro anos. Um dos focos é a Alfabetização na Idade Certa, com a meta de zerar a fila de crianças fora da escola já em 2016. De acordo com levantamento do MEC, o Norte do Brasil ficou abaixo da média nacional em indicadores como leitura, desempenho da escrita e da matemática. O ministério espera alcançar mais de 614 mil alunos que estão entre o 1º e o 3º ano do ensino fundamental.


Deixe seu comentário


Publicidade