Cidades

Amapá e Guiana Francesa assinam carta de intenção da saúde

A Carta de Intenção instala um protocolo de fluxo para transferência planejada de pacientes de Oiapoque e a cidade de Saint Georges.


O Amapá e a Guiana Francesa assinaram uma Carta de Intenção que visa estabelecer a integração nos atendimentos dos serviços de saúde na fronteira, além de promover a cooperação na formação de profissionais. O documento foi celebrado esta semana, durante a X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil, que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, em Caiena, capital da Guiana Francesa.

A Carta de Intenção instala um protocolo de fluxo para transferência planejada de pacientes de Oiapoque e a cidade de Saint Georges. O documento também propõe que sejam oficializadas as equipes de saúde das duas regiões. Ainda propõe uma comunicação prévia de 10 a 15 dias de antecedência quando necessário transferir grávidas ou puérperas de Cayena à Oiapoque.
Todas as fichas de referência e contra-referência de atendimento de pessoas entre os serviços de saúde, também serão oficializadas.

As medidas já estão sendo operadas, desde a proposta de melhorias de comunicação entre o CPDS de Saint Georges e o Hospital de Oiapoque, na reunião da CMT realizada em 2015, em Macapá.


Luta antivetorial e contra o HIV

A luta antivetorial também foi pauta da Reunião Transfronteiriça. A proposta foi intensificar estratégias conjuntas entre os dois países, visando, sobretudo, reduzir os casos de malária em Saint George.

As experiências do Brasil e os modelos de enfrentamento ao vetor, como mosquiteiros impregnados e sala de situação, despertaram interesse na Guiana.

“Na prática, hoje nós já trocamos os boletins. Todas as informações de números da Guiana são encaminhadas ao Estado do Amapá e revertidas ao Ministério da Saúde, assim como ao contrário”, destacou durante o encontro, a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa.

Ela lembrou a importância de reforçar esse intercambio, perpassando pela sala de situação interfederativa.


Deixe seu comentário


Publicidade