Cidades

Amapá inicia exames de Zika e reforça atendimento aos casos suspeitos de microcefalia

Exames serão, prioritariamente, realizados em grávidas com suspeita de zika e em recém-nascidos com microcefalia


A Sala Estadual de Situação, que coordena as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, no Amapá, deu um passo importante no estudo dos casos de microcefalia com a implantação, nesta quarta-feira, 21, do exame laboratorial para o diagnóstico da zika.

A partir de agora, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), vai realizar o Teste Molecular para zika, com uso da técnica de RT-PCR para detecção viral.

Os exames serão prioritariamente realizados em grávidas em qualquer período gestacional com suspeita de zika e em recém-nascidos com microcefalia, também suspeitos da doença, conforme preconiza o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia e/ou Alterações do Sistema Nervoso Central, do Ministério da Saúde.

A realização do exame no Estado dará maior agilidade no diagnóstico. Antes, o material coletado era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, e devido a demanda nacional, levava até seis meses para ser entregue.

Desde o início do ano, o Lacen encaminhou ao instituto cerca de 380 amostras e só recebeu 37 resultados. Agora, com os exames feitos no Amapá, o resultado sairá em 15 dias, o que possibilitará elucidar todos os casos relacionados com a microcefalia com mais rapidez.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da capital e alguns municípios próximos a Macapá, poderão fazer a notificação e coleta do material biológico e encaminhar ao Lacen, para a realização do exame. Somente os municípios mais distantes ficam impossibilitados, pois a amostra biológica deverá ser refrigerada após a coleta e encaminhada ao Lacen em até quatro horas. Nestes casos, os municípios deverão encaminhar as pacientes com a solicitação de exame junto com a ficha de notificação, para realizar o exame no próprio Lacen, em Macapá.

Reforço na prevenção
A implantação do Teste Molecular para as Arboviroses é mais uma medida da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Sala Estadual de Situação, que reforça as ações de prevenção, controle e monitoramento das doenças e agravos relacionados ao mosquito Aedes aegypti, feitas pelas Vigilâncias Epidemiológicas do Estado e Municipais.

“O Amapá é o terceiro Estado do Norte a implantar o teste molecular para Zika. Este é mais um avanço no enfrentamento à microcefalia e na questão da prevenção e de controle do Aedes aegypti. Pois a agilidade no diagnóstico irá direcionar nossas ações no combate ao mosquito. Este é um ganho muito grande para a saúde pública do Amapá”, finalizou a secretária de Saúde, Renilda Costa.

Carta de intenção
Em junho deste ano, o Lacen e o Instituto Pasteur, da Guiana Francesa, assinaram durante a Semana de Saúde na Fronteira, uma carta de intenções relativa à cooperação transfronteiriça no âmbito da saúde e da pesquisa médica.

O documento tem como objetivo estreitar e fortalecer a cooperação técnico-científica entre os dois países, com o intuito de ampliar e dar suporte ao acesso de instituições de ciência, tecnologia e inovação, a fim de melhorar o diagnóstico e a vigilância epidemiológica das doenças vetoriais que acometem a fronteira franco-brasileira. Com isso, a Guiana Francesa já realiza exames dos brasileiros que atravessam a fronteira.

O Lacen
O Lacen integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, possui equipamentos de alta tecnologia e profissionais totalmente capacitados e pronto para a implantação de novas metodologias necessárias para atender as demandas em saúde pública.

Dentre os agravos relacionados ao Aedes aegypti, o Lacen realiza sorologias para dengue, chikungunya e febre amarela urbana.

Dados dos agravos relacionados ao Aedes aegypti
03 de janeiro a 17 de setembro/2016

DENGUE – Foram notificados 2.795, sendo 1.351 positivos.

CHIKUNGUNYA – Foram notificados 772 e confirmados 93 casos

ZIKA – das 800 notificações de Zika Vírus, 179 foram confirmados. O sistema aponta 44 NOTIFICAÇÕES de Zika em gestantes, aguardando resultado.

DADOS DA MICROCEFALIA – Com relação aos casos de microcefalia, até 20 de agosto deste ano o Estado registrou 13 notificações da doença, sendo quatro descartados e nove confirmados sem ligação com a Zika.


Deixe seu comentário


Publicidade