Cidades

Amapá inicia vacinação de crianças contra a covid-19

A campanha iniciou em Santana, com a vacinação da pequena Yasmin Luize, de 10 anos. Outros municípios iniciam campanha nesta segunda-feira (17).


Foto: Ascom/GEA

Railana Pantoja

Da Redação 

 

Neste sábado (15) o Governo do Amapá e a Prefeitura de Santana lançaram, simbolicamente, a campanha de vacinação infantil contra a covid-19. Yasmin Luize, de 10 anos, foi a primeira criança vacinada no estado e ficou bem feliz. “Eu estou muito feliz por ser a primeira vacinada no estado, espero que sirva de incentivo para meus colegas. Tomem a vacina contra a Covid, não vai fazer mal, só vai fazer a gente ficar bem”, convidou Yasmin Luize.

O Governo do Estado recebeu nesta sexta (14) 6.900 doses do imunizante Pfizer, especial para dose pediátrica, e iniciou a distribuição neste sábado (15) para todos os municípios, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). “A vacina contra a Covid é apenas mais uma vacina para as crianças, pais. Assim como nas demais, vamos levar nossas crianças para serem imunizadas e preencherem suas cadernetas, não precisamos ter medo. Como médico, eu digo que a criança vacinada tem muito menos chance de adoecer. Temos que ter medo é de UTI e túmulo. Vamos ter a confiança e segurança da ciência”, orientou o médico e prefeito de Santana, Bala Rocha.

A distribuição do imunizante será feita após pactuação em Comissão Intergestora Bipartite (CIB), com todas as prefeituras e Governo do Amapá, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Temos uma meta de 113 mil crianças, de 5 a 11 anos, para serem imunizadas. A vacinação é um direito das crianças, por isso precisamos dialogar muito com a população, pois nesta pandemia tivemos mais de dois mil óbitos de crianças por covid-19. Começamos por Santana, que tem ótima cobertura vacinal, e na próxima semana os outros municípios iniciam suas campanhas”, finalizou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS/AP.

Capital
Macapá inicia a campanha infantil nesta segunda-feira (17), informou o prefeito da capital, Antônio Furlan. “Estamos organizando a distribuição nas unidades de saúde e na segunda (17), às 8h30, estaremos na UBS Raul Matte iniciando essa campanha tão importante na capital. Receberemos 70 mil doses, ao todo, para vacinar as crianças. A vacina é o caminho, sempre defendemos isso, tanto que fizemos em um ano várias ações intensas de vacinação”, garantiu o prefeito de Macapá.

 

A vacinação deste público deve se concentrar em 12 UBSs, por serem ambientes mais tranquilos para o público infantil. “O adulto a gente vacina em qualquer lugar, mas a criança precisa de um ambiente adequado e precisa ser tratada de forma diferente. Por isso optamos pelas UBSs”, frisou Furlan.

A ordem de vacinação, o público inicial a ser atendido e as unidades disponíveis para a ação serão divulgados nesta segunda (17).

 

Fotos: Joelson Palheta/DA

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade