Cidades

Amapá leva mais de 1.300 militares e civis às ruas contra o Aedes

A ação no Amapá faz parte da mobilização nacional que teve início às 7h30. No Estado, as atividades tiveram o objetivo de conscientizar e alertar a população em relação aos cuidados que deve ter nas residências afim de evitar a proliferação do Aedes. 


Mais de 1.300 pessoas entre civis e militares estiveram envolvidos neste às ruas da capital e municípios distribuindo material educativo e de conscientização da luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, e o zika vírus.

A ação no Amapá faz parte da mobilização nacional que teve início às 7h30. No Estado, as atividades tiveram o objetivo de conscientizar e alertar a população em relação aos cuidados que deve ter nas residências afim de evitar a proliferação do Aedes. 

O mecânico, José Carlos Barros, de 61 anos, já sabe o que fazer para se prevenir contra o vetor. “A gente tem que cuidar da nossa casa, limpar o nosso quintal, não deixando água parada e jogar o lixo sempre na lixeira. Porém, isso deve ser feito por todos. Do que adianta só uma pessoa fazer, sendo que o vizinho não procura ter as mesmas preocupações que as minhas, arriscando a vida de todos. Esse mosquito é perigoso e pode matar”, disse José.

O coordenador de Vigilância Ambiental do Estado, Emanuel Bentes, ressaltou a importância de todos os órgãos e entidades estarem mobilizados ao mesmo tempo, mas ele lembra que o trabalho contra o mosquito deve ser mantido diariamente. “Mesmo que os nossos governantes estejam inseridos nas ações de combate, a população não pode deixar de assumir o papel de verdadeiro agente de endemias, cuidando da sua residência e não permitindo que esse vetor venha nascer”, alertou Bentes.

Os militares e servidores presentes na ação também levaram uma mensagem de conscientização para a população. Os bairros do Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, Novo Horizonte, Residencial Macapaba e Marabaixo, foram os locais de principal circulação dos participantes. No interior, as ações aconteceram nos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana, por serem locais que apresentam maior risco de proliferação do Aedes.

Ao todo, nesse primeiro momento, participaram da ação cerca de 600 servidores do Estado, entre cargos comissionados, contratos, efetivos e 710 militares do exército. A segunda fase vai levar às residências e logradouros públicos mutirão e descontaminação, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 fevereiro.

Ação de iniciativa do Ministério da Defesa, ocorreu simultaneamente 350 municípios de todas as regiões do país. Além do Governo do Estado, estiveram presentes servidores da Prefeitura Municipal de Macapá, Ministério Público Estadual e Justiça Federal.


Deixe seu comentário


Publicidade