Cidades

Amapá tem 11 projetos de pesquisa contemplados

O objetivo é fortalecer as capacidades locais de pesquisas e apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e as necessidades dos serviços de saúde.


O Amapá tem 11 projetos contemplados pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). A quarta edição levou em consideração temas relacionados à violência, acidentes e traumas, doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis, materno infantil e gestão. A apresentação parcial dos estudos está prevista outubro de 2017.

O objetivo é fortalecer as capacidades locais de pesquisas e apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e as necessidades dos serviços de saúde. O PPSUS é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre as pesquisas estão o monitoramento do vírus da dengue, chikungunya e da zika em Macapá, coordenado pelo pesquisador Fred Julio Costa, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen/AP). Outro trabalho é a avaliação da qualidade microbiológica do pescado comercializado, coordenado pelo pesquisador Júlio César Sá de Oliveira, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A pesquisa sobre doenças crônicas, fragilidade e sarcopenia entre idosos, coordenado pelo pesquisador Maycon Sousa, Unifap, também foi contemplado.

De acordo com a diretora presidente da Fapeap, Mary Guedes, cada edição tem duração de dois anos para a execução total dos projetos financiados. Esta edição teve a participação recorde de 31 pesquisas. Os trabalhos foram submetidos a uma comissão de especialistas e o comitê gestor para seleção.


Deixe seu comentário


Publicidade