Cidades

Amapá tem mais 4 profissionais do Programa Mais Médicos

Para Macapá foram selecionados Josiele Latties dos Santos e Raielly Coutinho Barbosa. Para Mazagão está designado José Anel Guerva Torres e Josué Cursino Filho é o escolhido para Santana. Eles têm até terça-feira da próxima semana para apresentação nas prefeituras.


Quatro médicos foram selecionados para três municípios do estado do Amapá dentro do Programa Mais Médicos. Nesta primeira chamada do atual edital, os médicos com CRM Brasil preencheram 100% dos postos ofertados pelos municípios.

No total, 12.791 médicos disputaram as 1.173 vagas em 649 municípios, dos quais quatro foram selecionados para os municípios de Macapá (2), Santana e Mazagão. O próximo passo para o profissional alocado é confirmar o interesse na vaga apresentando-se à prefeitura até o dia 16 de fevereiro. O gestor deverá, então, incluir o profissional no sistema.

Para Macapá foram selecionados Josiele Latties dos Santos e Raielly Coutinho Barbosa. Para Mazagão está designado José Anel Guerva Torres e Josué Cursino Filho é o escolhido para Santana. Eles têm até terça-feira da próxima semana para apresentação nas prefeituras.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, considera o resultado mais um indicativo da consolidação do Programa e da aprovação por parte dos médicos brasileiros. “É mais uma mostra de que o Programa além de ser bem avaliado pela população e pelos médicos que participam dele, também é cada vez mais procurado pelos médicos brasileiros. 

Para concorrer às vagas, cada profissional com inscrição deferida teve que selecionar quatro cidades, em ordem de preferência. Os médicos disputaram somente com aqueles que optaram pelas mesmas cidades. Caso os profissionais selecionados na primeira chamada não compareçam aos municípios para confirmar a participação, as vagas serão ofertadas novamente para brasileiros com registro do país em segunda chamada, prevista para 19 de fevereiro.

A classificação na concorrência das vagas seguiu, basicamente, as mesmas regras adotadas nos editais anteriores, nesta ordem: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter experiência comprovada na Estratégia de Saúde da Família; ou ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena) ou do VER-SUS. Como critérios de desempate foram considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade. Os mesmos critérios serão aplicados na segunda chamada.

Além da seleção de médicos para ocupar 1.173 vagas ociosas, houve também neste edital a manifestação de interesse em permanecer no Programa por parte de médicos que encerram, este mês, o período de atuação que dá direito à bonificação nas provas de residência médica. Dos 2.246 profissionais aptos a utilizar o bônus, 1.266 (56%) optaram por permanecer na mesma vaga por até mais três anos.

O Ministério da Saúde garante a reposição constante de todas as desistências, por meio de editais trimestrais para preenchimento dessas vagas. No primeiro edital de reposição, lançado em julho de 2015, foram ofertadas 276 vagas, e no segundo, em outubro, 326. Todas as vagas foram ocupadas por médicos com CRM Brasil.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país.


Deixe seu comentário


Publicidade