Cidades

“Amor de Mãe”: projeto da PMM proporciona atendimento e acompanhamento socioassistencial de mulheres grávidas

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia, no distrito de Fazendinha, retornou as atividades das quartas-feiras com o acompanhamento de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Projeto Amor de Mãe, das 10h às 11h.


Com a flexibilização das atividades sociais, a Secretaria Municipal de Assistência Social, gradativamente, retorna com os atendimentos presenciais nos equipamentos, seguindo o protocolo sanitário para evitar a infecção e propagação do novo Coronavírus (Covid-19). O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia, no distrito de Fazendinha, retornou as atividades das quartas-feiras com o acompanhamento de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Projeto Amor de Mãe, das 10h às 11h.

O grupo de gestantes é acompanhado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ofertado à população da área de abrangência do Cras Simpatia, desenvolvendo ações preventivas às famílias em situação de vulnerabilidade, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares. E, por isso, o Cras Simpatia, por meio de sua equipe técnica, fará de forma contínua encontros com as gestantes, onde as futuras mães participam de palestras, rodas de conversas sobre a gestação, o parto, a importância da família para os filhos, entre outros”, explicou Mariana Gonçalves, coordenadora do Cras Simpatia.

O público-alvo dos encontros são gestantes em situação de vulnerabilidade social, que estejam realizando o pré-natal na Unidade Básica de Saúde do território e que procuraram o Cras Simpatia espontaneamente para requisitar o benefício eventual kit bebê ou outro atendimento. O projeto está sendo desenvolvido em duas etapas, com dois grupos. O primeiro, com grávidas de 7 a 9 meses de gestação e, o segundo, com grávidas de 4 a 6 meses de gestação. A atividade aborda nos encontros temáticas como os direitos da mulher gestante, criança e da família; saúde emocional da gestante; pré-natal; trabalho de parto; pós-parto; e o bebê.

‘“Amor de Mãe’ é uma atividade desenvolvida pelo Cras Simpatia e faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O projeto se tornou relevante por explanar diversos temas, bem como orientar as futuras mães em relação aos seus direitos, o autocuidado, pré-natal, amamentação, parto, pós-parto, autoestima, nutrição e o empoderamento da mulher”, destacou Meiri Rosi Carvalho, assistente social do Cras Simpatia, que fica localizado no distrito de Fazendinha, na Avenida Joaquim Procópio de Oliveira, nº 1495, Rua 02, bairro Murici.


Deixe seu comentário


Publicidade