Cidades

Aneel aprova com ressalvas planos da CEA e de distribuidoras Eletrobras

A avaliação da Aneel também incluiu os Relatórios Trimestrais de Prestação de Contas relativos ao quarto trimestre de 2016


Paulo Silva
Editoria de Política

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou com ressalvas os Planos de Prestação Temporária do Serviço de Distribuição das seis distribuidoras Eletrobras no Norte e no Nordeste e da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A avaliação considerou a adimplência das empresas com obrigações setoriais, o nível de perdas de energia; os custos operacionais e a evolução dos indicadores de qualidade do serviço prestado.

A avaliação da Aneel também incluiu os Relatórios Trimestrais de Prestação de Contas relativos ao quarto trimestre de 2016, apresentados pelas distribuidoras dos estados de Alagoas, Piauí, Amazonas, Rondonia, Roraima, Acre e Amapá. As sete empresas não tiveram os contratos de concessão renovados e estão sendo preparadas para a privatização ainda este ano.

Há ressalvas em relação aos limites máximos de custos operacionais para Eletrobras Rondônia, Roraima e Alagoas, e em relação ao nível de perdas para a CEA e para a Eletrobras Alagoas. Para a Amazonas Distribuidora e para a CEA, há recomendações relativas aos custos com PMSO (Pessoal, Material, Serviços e Outros). No caso da Eletroacre, a questão são os indicadores de qualidade DECi e FECi, relacionados à continuidade de prestação do serviço.

A execução dos planos é monitorada pela Aneel em reuniões mensais e por meio de relatórios trimestrais apresentados pelas empresas. O descumprimento sem justificativa das metas estabelecidas pela Aneel pode resultar em advertência, em suspensão dos empréstimos da Reserva Global de Reversão e do repasse de recursos


Deixe seu comentário


Publicidade