Cidades

Banco de Leite distribuiu 650 litros do alimento em 2021

Número é 13% maior do que o distribuído em 2020. Ações de conscientização contribuíram para o aumento.


O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) distribuiu 650 litros de leite para bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINeo) de todo o estado. O número é 13% maior do que o distribuído em 2020, quando foram distribuídos 574 litros.

O crescimento é animador, principalmente porque em 2020 um levantamento mostrou que o BLH havia arrecadado 23% a menos que em 2019. A queda foi devido à pandemia causada pela covid-19.

Além do trabalho de coleta e pasteurização do leite humano, o BLH ainda oferta assistência e orientações sobre amamentação para mães e gestantes, atuando no incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê. Apenas em 2021 foram mais de 15 mil atendimentos individuais para mulheres que procuraram a unidade.

A coordenadora do BLH, Darcineide Dias, ressaltou que as constantes campanhas de divulgação do trabalho e o empenho e dedicação da equipe foram essenciais para garantir o aumento das doações.

“Nós fizemos campanhas fora das datas comemorativas durante todo o ano de 2021 para divulgar o nosso trabalho e orientar as doadoras sobre como entrar em contato. E a vacinação contra a covid contribuiu para que as mães se sentissem mais seguras para procurar o atendimento presencial no Banco de Leite e receber os kits de coleta das equipes em casa”, disse.

Além de ser a melhor fonte de alimentos e nutrientes para os recém-nascidos, o leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e no combate a infecções, ajuda na diminuição do tempo de internação nos casos de bebês prematuros ou com outras complicações.

 

Como ser doadora
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada por ir até o Banco de Leite Humano, que funciona 24h, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central.

Outro meio de ajudar é através do número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp. Os servidores podem atender a domicílio, conforme a situação.

A doadora precisa ter em mãos o cartão de pré-natal. Caso seja necessário, testes rápidos poderão ser refeitos. Ao ser aprovada, ela faz um cadastro e recebe orientações sobre assepsia da mama e cuidados com o armazenamento do leite.

Com as informações repassadas, a doadora pode tirar o próprio leite e entregar os recipientes no Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o produto na residência.

Caso a doadora seja um caso suspeito ou confirmado de covid-19, é necessário aguardar o desaparecimento completo dos sintomas e requisitar liberação médica para retornar as doações.


Deixe seu comentário


Publicidade