Cidades

Banco de Leite do Amapá ganha reconhecimento nacional

O certificado é dividido em três categorias: prata, bronze e ouro, e é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.


O Banco de Leite Humano (BLH) do Estado do Amapá recebeu pelo terceiro ano consecutivo o certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro”. O mérito é resultado do processo pelo qual o leite passa desde que sai da doadora até chegar ao seu destino, os bebês prematuros que não conseguem amamentar.
O BLH do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) é referência no Estado e faz a captação do leite materno em excesso das mães lactantes. Além disso, incentiva, o aleitamento materno e atua na assistência preventiva e curativa dos problemas que ocorrem durante a amamentação. Após a captação, o leite passa por um processo de pasteurização a fim de eliminar qualquer microrganismo que possa fazer mal à criança receptora. Essa análise criteriosa da equipe do Banco de Leite foi fundamental para que esse certificação fosse alcançada.
“A coleta é toda feita de forma higiênica, as equipes vão paramentadas para que nada influencie na qualidade do leite. Quando chega no laboratório, é verificado se tem alguma impureza, algum microrganismo se reproduzindo, mau cheiro, e caso apresente, é logo descartado”, explicou a coordenadora do Banco de Leite, Darcineide Alves Dias.

Doação de leite
O estoque do Banco de Leite está baixo por isso, a coordenação faz o convite às mãe que tenham leite em excesso que façam a doação. Um carro está disponível para captar o produto onde ele estiver. A mãe ou familiar pode entrar em contato pelo fone 3225-8732. O banco funciona 24h por dia. Atualmente, o estoque existente está atendendo apenas a Unidade de Terapia Intensiva da maternidade, que é a prioridade.


Deixe seu comentário


Publicidade