Cidades

Berlinda de Nazaré recebe ornamentação neste sábado, 08

Rosas, lírios, crisântemos, gérberas, lisiantus, antúrios e margaridas irão compor a ornamentação da berlinda que levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas procissões do translado e Círio neste ano.


São cerca de 2 mil rosas e 300 lírios vindas do estado de São Paulo.

As flores foram doadas pela primeira dama Marília Góes e funcionários públicos do Estado. Além da berlinda a equipe de ornamentação do Círio fará a decoração da Catedral São José e os portais que estarão no percurso da procissão.

Em média 25 pessoas e mais equipe de apoio irão trabalhar na decoração. A berlinda será ornamentada de forma que fique em harmonia com o local e hora do evento e também com o novo manto da santa. O objetivo é realçar a beleza e a delicadeza da Virgem de Nazaré. 

Berlinda

Considerado ao lado da corda, o ícone maior da tradição nazarena, a Berlinda simboliza o nicho gigante onde repousa a imagem da Virgem de Nazaré durante todo o andor da procissão. Trata-se de um veículo puxado pelos romeiros com o auxílio da uma corda resistente e no qual são acondicionadas e conduzidas as imagens da Virgem de Nazaré. Desde o início da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, a Berlinda sempre foi empregada como um utilitário reverenciado e ao longo da evolução histórica do Círio de Nazaré, foi aos poucos adquirindo identidade própria e personalizada. Tendo toda uma logística para a sua confecção e ornamentação.


Deixe seu comentário


Publicidade