Cidades

Campanha leva mulheres às Unidades Básicas de Saúde

As unidades atenderam cerca de 200 mulheres com várias consultas e exames


Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as Unidades Básicas de Saúde Marabaixo, Pedrinhas e Rubim Aronovitch intensificaram os serviços oferecidos ao público feminino. As unidades atenderam cerca de 200 mulheres, que puderam fazer consultas médicas com clínicos gerais e ginecologistas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de PCCU, além de participar de palestras sobre o autoexame das mamas e sexualidade, café da manhã e sorteio de brindes.

Mãe, merendeira e dona de casa, Maria Luiza da Costa, como a maioria das mulheres, possui uma tripla jornada de trabalho, que, muitas vezes, impede o acesso aos serviços de saúde, contou que deixou os três filhos com o irmão para cuidar da própria saúde. “Acho que é fundamental não só neste dia, mas em todos. Que a gente perceba o quanto somos importantes e que devemos ter esse cuidado. Meus filhos são pacientes da unidade e, todas às vezes, priorizo o atendimento deles. Hoje fiz diferente e priorizei os cuidados comigo mesma”.

Paralelo ao atendimento das unidades, a Carreta da mulher segue com atendimento ao lado da UBS Infraero II com consultas ginecológicas e coleta de PCCU pela manhã e tarde; ultrassonografia das mamas, obstétrica e transvaginal pela manhã; e autoexame das mamas pela tarde. No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento estará sendo feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento. Para a coleta de Preventivo do Câncer de Colo do Útero, a coleta é feita na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoverá programações alusivas ao Mês da Mulher em todas as UBS’s, de acordo com o cronograma estabelecido por cada unidade. As próximas programações acontecerão na sexta-feira, 10, nas UBS’s Marcelo Cândia e Álvaro Correa, na zona note da capital, a partir das 8h.


Deixe seu comentário


Publicidade