Cidades

Catracas de ônibus são lacradas pela CTMac

O dispositivo é uma forma de controlar os dados operacionais, nos quais é analisado o quantitativo de passageiros. Atualmente, a contagem é feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap)


A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) iniciou na noite de terça-feira, 21, a implantação de lacres nas catracas de ônibus. Os trabalhos, que iniciaram na empresa Sião Thur, seguem até sexta-feira, 24, nas demais empresas. A finalidade é auxiliar na contagem dos passageiros. Em fevereiro, o órgão fez uma vistoria geral nos ônibus e encontrou diversas irregularidades. Dentre elas, notou-se a falta de lacres.

O dispositivo é uma forma de controlar os dados operacionais, nos quais é analisado o quantitativo de passageiros. Atualmente, a contagem é feita pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) e repassada à CTMac. Durante a implantação dos lacres, fiscais fiscalizaram novamente as condições dos ônibus. Para não prejudicar o serviço de transporte coletivo na capital, o procedimento está sendo feito à noite nas garagens das empresas.

Segundo o diretor de Transporte, Fagner Teixeira, o lacre garante a não adulteração da quantidade de passageiros. “Vamos ter o maior controle sobre o quantitativo de usuários do transporte público. Após isso, será feita uma fiscalização nos terminais rodoviários para verificar o número de pessoas que passaram pelas catracas, para ter uma base da arrecadação da empresa”.

Segundo o Código Disciplinar do Serviço de Transporte Coletivo, o ônibus que estiver sem o lacre na catraca está sujeito à multa de R$ 801,84.


Deixe seu comentário


Publicidade