Cidades

Cemitérios de Macapá recebem grande fluxo de pessoas no Dia de Finados

Esquema montado pela Guarda Civil garante a segurança dos visitantes e fiscalização intensa da Senduh coíbe as atividades de vendedores não cadastrados.


Imagens: Jair Zemberg
Muita gente começou a visitar bem cedo os cemitérios de Macapá nesta quinta-feira (02). Apesar do grande fluxo de pessoas, o forte esquema montado pela Guarda Civil garante a segurança aos visitantes. Dentro e no entorno dos cemitérios Nossa Senhora da Conceição (Centro), São Francisco (BR-156, Zona Norte) e São José (Buritizal, Zona Sul) é grande também o número de vendedores ambulantes, que comercializam flores, água e outros produtos, mas apesar da intensa fiscalização da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), dezenas de empreendedores não cadastrados se misturam aos legalizados.
O comerciário Diogo Antônio Lopes elogiou os serviços feitos nos cemitérios nos dias anteriores e as ações da prefeitura no Dia de Finados: “Não posso deixar de reconhecer o trabalho feito pela prefeitura na limpeza e na pintura dos cemitérios; já estive em todos os três e confesso que me surpreendi. Outra coisa que deve ser elogiada é a fiscalização, porque apesar da obrigatoriedade do cadastramento na Semduh, os vendedores ambulantes, mesmo aqueles não cadastrados, não estão sendo reprimidos de forma violenta, além do fato de que o efetivo da Guarda Municipal nos dá a segurança de que não seremos vítimas de bandidos enquanto homenageamos os nossos entes queridos”.
Nos três cemitérios se observa também a lavagem de túmulos, o que tradicionalmente é feito no máximo no dia anterior a 2 de novembro. A professora Antônia Duarte explicou que ela e a família costumavam lavar os mausoléus no Dia de Finados porque não tem tempo durante a semana: “Todos os anos nós fazemos isso porque os afazeres do dia a dia não permitem que façamos esse trabalho antes. Mas é bom fazermos hoje, porque é uma forma de unir toda a família nessa atividade”.

Deixe seu comentário


Publicidade