Cidades

Chamada escolar unificada registou mais de 37 mil pretensões de vagas

Processo encerrou nesta terça-feira, 28. Período de retificação acontece até o dia 5 de dezembro


Mais de 37 mil pretensões de vagas para a rede pública de ensino estadual e municipal de Macapá e Santana, foram registradas na Chamada Escolar Unificada 2017, no período de 18 de outubro e 28 de novembro, data de encerramento do processo no Amapá.

O balanço ainda é preliminar, mas já sinaliza um acréscimo significativo de pretensões de vagas para o próximo ano letivo, se comparado ao processo anterior, que contabilizou 24 mil, ao total.
As pessoas que preencheram dados errados na Chamada Escolar, ainda poderão fazer a correção das informações. O período de retificação acontece até o dia 5 de dezembro. Há casos em que houve o preenchimento errado dos campos “bairro” e “série” pretendidos, por exemplo. As informações desencontradas impossibilitam a conclusão do cadastro e a validação da inscrição.

O atendimento é realizado pela manhã e tarde nas salas de Ensino Médio, Fundamental e na Coordenadoria de Educação Básica e Profissional (Cebep) da Secretaria de Estado da Educação (Seed); na sala de informática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Macapá; e na Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Santana.

Segunda etapa
Ainda esse ano, ocorrerá o reordenamento escolar e serão definidas as datas da realização da pré-matrícula e matrícula. Todas as etapas serão publicadas em edital.

Mesmo aqueles que não realizaram a Chamada Escolar, poderão fazer a pré-matrícula. No entanto, aqueles que fizeram o cadastro terão mais facilidade para conseguir uma vaga, uma vez que a chamada facilita o acesso aos dados do estudante.

“Será mais rápido garantir a vaga na escola pretendida, aqueles que já se cadastraram na Chamada Escolar, porque o sistema já foi alimentado com os dados do aluno”, explica a coordenadora da Educação Básica e Profissional (Cebep), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Dina Melo.

A Chamada Escolar é um recenseamento para os interessados nas vagas das escolas públicas e direcionada àqueles que desejam ingressar na Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos estudantes que estão concluindo o 2º período da Educação Infantil, a 8ª série, 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental, que já se encontram matriculados na rede pública em 2016.

O processo também é direcionado àqueles que necessitam mudar de escola.

Nesse ano, o cadastro ocorreu pela internet em Macapá e Santana. Nos outros municípios e na Zona Rural, o procedimento foi realizado através de fichas impressas.

Segundo a coordenadora da Cebep, a Chamada Escolar é importante para que as secretarias de Educação Estadual e municipais de Macapá e Santana façam o recenseamento, organizem as vagas e escolas. “O número superior de inscrições, reflete na conscientização de pais e estudantes nesse processo, que auxilia as mantenedoras, escolas e aos próprios alunos”.


Deixe seu comentário


Publicidade