Cidades

Cobertura vacinal para influenza atinge a marca de 89% no Amapá

Em todo Brasil, mais de 37 milhões de pessoas já foram vacinadas.


O estado do Amapá já vacinou contra a influenza mais de 89% da população prioritária. A meta era vacinar, no mínimo, 80% das crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, idosos maiores de 60 anos, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, indígenas, e profissionais da saúde. A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, comemora o resultado.

“Estamos tendo uma vacinação homogênea em todo país. Com isso, nós estamos tendo uma grande proteção contra o H1N1 que é um dos três vírus que estão incluídos na vacina influenza deste ano. Essa vacinação tem como objetivo diminuir o número de casos com complicações, consequentemente as internações e os óbitos por influenza”.

Carla Domingues destaca a importância de uma cobertura vacinal acima de 80% da população-alvo.

“A media que se consegue ter elevadas coberturas vacinais nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, que são os grupos que tem o maior risco de ter essas complicações, consequentemente nós poderemos ter uma diminuição do número de casos de influenza. Se estima que, ao vacinar esses grupos, nós podemos ter até 37% a diminuição de hospitalização e de complicações de influenza. É isso que a gente espera”.

Em todo Brasil, mais de 37 milhões de pessoas já foram vacinadas. Para saber se ainda há doses da vacina disponíveis em seu município, basta entrar em contato com a unidade básica de saúde mais próxima.


Deixe seu comentário


Publicidade