Cidades

Com mutirão de serviços integrados, prefeitura revitaliza Praça Chico Noé

Os empreendedores populares que atuam na praça receberam uma atenção especial.


A Prefeitura de Macapá finalizou no fim de semana o mutirão de serviços integrados na Praça Chico Noé, no bairro Laguinho. Capina, roçagem, varrição, poda das arvores, paisagismo e ordenamento foram alguns dos trabalhos feitos para a revitalização do local. As atividades fazem parte da Operação Cidade Organizada, idealizada pelo Município.

“Frequento esta praça há muitos anos, juntamente com vários jovens do segmento cultural, e confesso que nunca vi tanto esforço do poder público para recuperar o espaço. Aqui, o mato já tomava conta, as famílias raramente vinham com as crianças, o índice de marginalidade estava grande, ocorriam assaltos diariamente. Acredito que agora, com a praça limpa e mais cuidada, isso acabará. As famílias voltarão a frequentar e vamos nos sentir mais seguros para fazer nossos ensaios. Espero que os próprios moradores e empreendedores que trabalham aqui ajudem a cuidar e a manter sempre limpa”, relatou o vigilante e quadrilheiro Romulo Pantojá.

Os empreendedores populares que atuam na praça receberam uma atenção especial. Agora, eles passam a fazer parte do cadastro da prefeitura, recebendo orientações sobre medidas necessárias para sua readequação e legalização junto ao Município.

Para a empreendedora Luzimar Pereira, a medida beneficia os trabalhadores da praça e do entorno, uma vez que, regularizados e organizados, poderão trabalhar mais tranquilos e ofertar à população um atendimento ainda melhor. “Uma das preocupações sempre foi quanto à regularização de nossas lanchonetes. Na última fiscalização que fizeram, fomos orientados a nos regularizar, mas o tempo e a burocracia nos processos acabavam fazendo com que isso demorasse mais. Agora não, com a ajuda da prefeitura, conseguimos dar andamento no processo, e nos próximos dias vamos começar as adequações necessárias para que tudo funcione da melhor forma possível e correta”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão, explicou que o cadastramento é apenas uma etapa da ação que está sendo feita. “A partir de agora, juntamente com eles e outras secretarias do Município, daremos continuidade aos trabalhos, com fiscalização dos empreendimentos, adequação na destinação da água e esgoto das lanchonetes, implantação de caixas de gordura, padronização dos quiosques e outros serviços”.

“O trabalho de mutirão na Chico Noé é apenas uma parte do nosso serviço de limpeza e manutenção dos logradouros públicos. Nossa intenção é, aos poucos, chegar a todas as praças de nossa cidade com esse trabalho, devolvendo esses espaços limpo, organizado e ainda melhor para a população”, disse o secretário municipal de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa.

Participaram do mutirão as secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur), de Desenvolvimento Econômico (Semdec), de Saúde (Semsa), de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), de Meio Ambiente (Semam), além da Guarda Municipal, empreendedores e comunidade.


Deixe seu comentário


Publicidade