Comércio vai movimentar em Macapá cerca de R$ 36 milhões no Dia das Mães, revela pesquisa
De acordo com dados apurados, 80% dos consumidores entrevistados pretendem comprar algum produto para presentear na data; dentre eles, 58% planejam adquirir um presente; 30%, dois presentes; e 10%, até três itens

Douglas Lima
Editor
Há previsão de que o comércio de Macapá movimente cerca de R$ 36 milhões, no Dia das Mães, 11 de maio, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, de 24 a 30 de abril.
A informação foi dada neste sábado, 10, no programa Togas e Becas (Diário FM 90,9), pela gerente do Instituto Fecomércio, Beatriz Cardoso, explicando que a pesquisa buscou avaliar a intenção de compras para o Dia das Mães e o perfil do consumidor.
Foi avaliado que a data especial, segundo a intenção de compras apurada, deverá movimentar em torno de R$ 36 milhões no comércio macapaense. A pesquisa entrevistou quatrocentos potenciais consumidores.
Beatriz Cardoso lembrou que a previsão ou tendência do volume de compras e de faturamento, se confirmados, será um resultado positivo para o setor, que é o principal impulsionador de emprego e renda no estado do Amapá.
De acordo com os dados apurados, 80% dos consumidores entrevistados pretendem comprar algum produto para presentear no Dia das Mães. Dentre eles, 58% planejam adquirir um presente; 30%, dois presentes; e 10%, até três itens.
O resultado, explicou Beatriz, indica que, além das mães, outras mulheres do núcleo familiar, como esposas, avós e sogras, também devem ser homenageadas na data.
“Conhecer o perfil do consumidor nesta data é de fundamental importância, principalmente por ser considerada a segunda melhor data para o comércio varejista”, comentou Beatriz Cardoso. Segundo a Fecomércio, o Dia das Mães perde apenas para o Natal.
A seguir, detalhamento da pesquisa divulgado pela assessoria de comunicação da Fecomércio:
Itens mais procurados
Os produtos mais procurados serão itens de perfumaria e higiene pessoal (35%), seguidos por vestuário (33%), calçados (23%), bolsas, carteiras e acessórios (12%) e eletrodomésticos (10%).
Ticket médio
Sobre o valor gasto, 12% dos consumidores afirmaram que pretendem desembolsar até R$ 100,00; 35% devem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00; 23% entre R$ 201,00 e R$ 300,00; e 6% entre R$ 301,00 e R$ 400,00. Já 24% planejam compras acima de R$ 400,00. O ticket médio por presente está estimado em R$ 150,00.
Forma de pagamento
A forma de pagamento mais apontada foi à vista em dinheiro (30%), seguida por cartão de débito (20%) e PIX (20%). As compras parceladas no cartão de crédito representam 28% das intenções, enquanto 2% afirmaram que pretendem comprar no crediário, carnê ou boleto.
Local de compra
O centro comercial de Macapá será o principal destino de compras, escolhido por 62% dos entrevistados. As lojas de shopping aparecem em segundo lugar, com 22%, seguidas por lojas de bairro e galerias (12%). Além disso, 10% dos consumidores vão encomendar o presente e 8% pretendem comprar pela internet.
Comemorações
Quanto às comemorações, 90% dos entrevistados pretendem celebrar a data. A maioria (57%) vai comemorar em casa; 34% na casa de familiares ou amigos; e 5% deve ir a restaurantes.
Deixe seu comentário
Publicidade