Cidades

Comunidade elogia conforto da UBS Leozildo Barreto

Humanização


A UBS Leozildo Barreto conta uma equipe de nove médicos que realizam atendimentos especializados em pediatria, ginecologia, obstetrícia, clínica médica e ultrassonografia. Além de dentistas que realizam restauração, extração, remoção de tártaro, profilaxia e orientação em higiene bucal e uma equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e três equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Todas as equipes completas com médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, nutricionistas, educador físico, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional, algo que não acontecia em gestões passadas quando as equipes não eram completas.

Com o filho de um ano e oito meses no colo, a lojista Silvana Freires notou o conforto da unidade e agradeceu o prefeito pela dedicação com a saúde pública na capital: “A reforma foi fundamental, sobretudo, para quem depende exclusivamente do serviço público”. A dona de casa Elizete Silva é do interior de Breves e busca na capital a realização de exames de rotina. Ao encontrar a UBS de cara nova, ficou grata ao município. “Eu sempre recorro aos atendimentos em Macapá, é bom ver que o prefeito tem olhado para a população”.

A UBS ainda disponibiliza serviços básicos como curativo, vacina, farmácia, suplementação de ferro e Vitamina A, coleta de PCCU, ultrassonografia, dispensação de medicamentos e preservativos.

Reformas
Das 21 UBS’s existentes na zona urbana, 10 já passaram por reforma: Pedrinhas (novembro 2014); Cidade Nova (março 2015); Pacoval, Álvaro Corrêa (janeiro 2015); Infraero II, Clínica Especializada São Pedro (março 2015); Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Rubim Aronovitch (junho 2015) e Raimundo Hozanan (agosto 2015). Da zona rural foram 8: Tessalônica (2013); Torrão do Matapi (novembro 2014); Maruanum II (novembro 2014); Carmo do Maruanum (novembro 2014); Pacuí (dezembro 2014); Vila Progresso (maio 2015); Tracajatuba I e II (julho 2015).

Ainda está em andamento a reforma da UBS Pedro Barros, na Fazendinha. Essa unidade, assim como a Raimundo Hozanan, é executada com recurso de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.


Deixe seu comentário


Publicidade