Cidades

Comunidade, governo e prefeitura discutem Festa de São Tiago 2016

O apoio à realização da festa será garantido através de Termo de Cooperação. Mas e equipe de governo fez questão de enfatizar que as decisões serão da comunidade local. 


Reunião entre comunidade de Mazagão Velho, representantes da Prefeitura de Mazagão e uma equipe do governo do estado, ocorrida no sábado, 28 de maio, tratou da organização da Festa de São Tiago 2016. Representantes da associação cultural responsável pela coordenação do festejo, a ACFST, dialogaram com a Comissão de Eventos do GEA, com as demandas para a realização da festa, que acontece de 16 a 28 de julho, no distrito mazaganense localizado a 70 quilômetros de Macapá.

“Temos ciência das dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado. Por isso, neste ano sabemos que temos o desafio de fazer uma festa com poucos recursos, mas mantendo toda sua beleza e reforçando a importância cultural”, afirma o presidente da ACFST, Elton Tiago Jacarandá Barreto.

O grupo percorreu diversos pontos da vila, onde serão instaladas estruturas de arquibancadas, som e palcos. Em um desses palcos acontece a Missa Campal na manhã do dia 25 de julho, que precede o Círio de São Tiago e a encenação da batalha entre mouros o cristãos. Ainda será feita a manutenção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, além da limpeza e ornamentação da vila.

O apoio à realização da festa será garantido através de Termo de Cooperação. Mas a equipe do governo fez questão de enfatizar que as decisões serão da comunidade, além de priorizar a mão de obra local.

“A festa tem peculiaridades que precisam ser respeitadas. Por isso, esse diálogo com a comunidade local é importante”, afirma o secretário estadual adjunto das cidades, José Carlos Corrêa de Carvalho, que participou da reunião.

O governo do Amapá é o principal apoiador da Festa de São Tiago. O chefe adjunto do Gabinete Civil, Carlos Marques, reforçou a preocupação de garantir ao público uma festividade grandiosa, e disse que o governo não medirá esforços para que a edição 2016 corresponda à altura da importância cultural e religiosa que tem o evento.

A Comissão de Eventos do estado foi criada pelo Decreto 1831, de 24 de maio de 2016. Engloba diversos órgãos de governo: Gabinete Civil e Polícia Militar, além das secretarias de Cidades, Cultura, Turismo, Ciência e Tecnologia, Comunicação, Desenvolvimento Rural e Trabalho e Empreendedorismo. O objetivo é dinamizar estratégias de concepção e execução, além da diminuição de custos de eventos realizados e apoiados pelo estado.

Tradição, cultura e fé
A Festa de São Tiago acontece desde o ano de 1777, na vila de Mazagão Velho, município de Mazagão. Uma das mais tradicionais do Estado, mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro. O ponto alto é nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem as encenações dos episódios da batalha entre mouros e cristãos. A tradição foi trazida da África pelos primeiros habitantes da região, no século 18. Mazagão Velho foi fundada em 23 de janeiro de 1770, após a transferência de uma colônia portuguesa para o Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade