Cidades

Congresso on-line discute fortalecimento de projeto ético e político dos assistentes sociais do Amapá

Categoria não tem piso salarial e defende realização de mais concursos públicos para os assistentes sociais do Amapá.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O Conselho Regional de Serviço Social da 24ª região (CRESS/AP) promove nos dias 6 e 7 de agosto um congresso estadual on-line para discutir o fortalecimento do projeto ético e político dos assistentes sociais do Amapá. O evento é a primeira etapa, a segunda será um congresso regional e por fim um evento nacional fechará o ciclo de discussões.

“Convidamos os assistentes sociais e acadêmicos para participarem do evento. É um conjunto formado por assistentes sociais, conselhos regionais e o conselho federal, e aí todas as decisões da categoria são tiradas em um direcionamento nacional, num evento nacional, e isso é feito de forma democrática. Tivemos que reformular o congresso por causa da pandemia, mas seria uma assembleia nos estados, depois iria para o encontro regional e depois para o nacional. Mas reformulamos e faremos tudo isso de forma on-line”, explicou Luciano Bezerra, presidente do CRESS/AP.

 

De acordo com Luciano, a categoria ainda precisa avançar muito para conquistar direitos que, mesmo sendo constitucionais, na prática não são cumpridos.

 

“Por exemplo, concurso público, a lei diz que o ingresso no serviço público deve ser por concurso público, mas infelizmente ainda temos uma grande quantidade de gestores que entendem que a forma melhor é o processo seletivo, e a gente sabe muito bem para o que serve”, lamentou.

 

Outra bandeira levantada pelos assistentes sociais diz respeito ao piso salarial da categoria no Amapá.

 

“Já tem há uns 10 anos uma discussão sobre o piso salarial. Existe a possibilidade agora de voltar à pauta, estamos conversando com nossos senadores para termos o apoio de todos e principalmente do senador Davi Alcolumbre, que tem como competência colocar o projeto em pauta. O salário do assistente social é coisa absurda, nos processos seletivos a gente vê diferença entre as profissões, é um abismo se compararmos o valor entre uma profissão e o assistente social. Alguns pagam um salário mínimo, dois mil reais; sendo que pra isso a gente investe na formação”, finalizou Luciano Bezerra.

 

As inscrições para o Congresso foram encerradas às 15h de hoje (5), mas quem conseguiu uma vaga receberá por e-mail o link da sala virtual do encontro, que começa às 16h e encerra às 18h nos dois dias.


Deixe seu comentário


Publicidade