Cidades

Coordenador da Vigilância em Saúde do Amapá diz que lockdown mostra resultados positivos

Dorinaldo Malafaia vai ao rádio e avalia números e estatísticas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em todo o estado.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O coordenador estadual de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, fez uma avaliação positiva da primeira semana de implementação das medidas de restrição social mais rígidas – o chamado Lockdown. Em entrevista no rádio, ele disse que foi uma decisão acertada dada a estratégia de aumentar o distanciamento social e trabalhar para o achatamento da curva epidemiológica do estado. “Isso tudo tem um impacto, um impacto futuro para a interrupção da transmissão do vírus”, resumiu.

 

Em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na Diário FM (90,9), ele falou ainda sobre as ações específicas da CVS, como a realização de visitas domiciliares, num total de 200 residências de casos positivos. Foram 3,7 mil pessoas que tiveram a temperatura corporal aferidas no período e nas abordagens de rua. “Destas tivemos 89 em estado febril e foram orientadas a retornar para suas casas”, recorda o coordenador.

 

As ações da primeira semana no Lockdown ainda realizaram vistorias a 74 estabelecimentos comerciais, resultando em 12 notificações; fizeram ainda a descontaminação de 47 locais públicos, a remoção de 5 veículos do passeio público, apreensões de 4 carteiras de habilitação e ainda 191 autos de infração. “Tivemos um efeito geral de 690 atendimentos, empregando 206 viaturas distribuídas em 6 barreiras integradas, num balanço que aponta as ações mais efetivas”, disse Malafaia.

 

A perspectiva é que os dez dias de Lockdown possam ser finalizados no final da próxima quinta-feira, dia 28, mas as barreiras de fiscalização e controle permanecerão até domingo.

 

Mentiras

 

Dorinaldo Malafaia também comentou o pronunciamento feito pelo governador Waldez Góes na noite de domingo, com esclarecimentos como a intensificação do combate às notícias falsas – as fake news – que são as mentiras espalhadas e replicadas em redes sociais, que o estado entende geram muita instabilidade para a sociedade e a estratégia de enfrentamento à pandemia.

 

“Chegaram a dizer que estaríamos escondendo a Cloroquina, quando na verdade era apenas um quantitativo do programa de combate à malária e tinha determinação [legal] para isso”, disse lembrando já terem sido repassados na semana passada nova remessa extra da medicação.

 

Malafaia citou ainda os casos concretos que estão resultando em ações judiciais para a responsabilização de quem dissemina essas falsas notícias, como a instalação de leitos de UTI na residência do governador ou ainda o conteúdo da passagem do jornalista Roberto Cabrini pelo Amapá.

 

Imprensa

 

Por fim, Dorinaldo Malafaia se disse surpreso com o percentual de incidência da doença entre profissionais de imprensa no Amapá, que tiveram uma testagem específica no fim da semana passada, quando 42 jornalistas em 190 testagens foram positivas, o que afere um índice epidemiológico bastante preocupante e alerta para os riscos a que esses profissionais estão expostos na cobertura da pandemia.

 

“Isso realmente nos chamou muito a atenção, é um índice maior do que o que se vê em nossos hospitais, então precisamos reforçar e recomendar aos profissionais, suas empresas, agências, enfim a adoção de medidas de proteção ainda mais efetivas”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade