Cidades

Corpo de Bombeiros fiscaliza venda de fogos de artifício

Vistoria visa checar o armazenamento dos produtos e equipamentos de segurança



 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM-AP) está fiscalizando estabelecimentos comerciais que vendem fogos de artifício. A ação começou no início de junho e segue até o fim das festas juninas. O objetivo é prevenir acidentes nesse período, quando aumenta a procura pelo artefato.

Na ação preventiva é cobrado o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros, além de uma checagem no armazenamento dos produtos, equipamentos de segurança para prevenção de incêndios, como extintores adequados e a quantidade de pólvora em cada produto.

“De acordo com as normas técnicas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, as lojas que não são especializadas na venda de fogos de artifício só podem comercializar produtos simples, que tenham menos de 2,5 grama de pólvora por artefato”, explicou o tenente coronel Ederaldo Azevedo.

Durante as fiscalizações, as equipes do Centro de Atividades Técnicas (CAT) identificaram que muitos estabelecimentos comerciais não estão regularizados. “Grande parte desconhece a legislação, por isso nosso trabalho também é de orientação nesse primeiro momento”, contou o tenente Jânio, que participa do trabalho.

Não é o caso da loja de Josiane Vilhena, que está com todos os documentos em dia e o estabelecimento atende a todas as normas técnicas de segurança exigidas. Ela também se preocupa com os consumidores. “Eu sei o quanto esses produtos são perigosos, se utilizados de forma inadequada. Por isso, só vendo para adultos e todos os vendedores estão capacitados para orientar os clientes quanto às instruções de uso e armazenamento”, disse a comerciante.


Deixe seu comentário


Publicidade