Cidades

Cras e conselhos tutelares intensificam ações de prevenção à violência

Ações serão realizadas nas esquinas, na orla da cidade e na frente das escolas, com o objetivo de conter a violência envolvendo menores


A prefeitura de Macapá fez a entrega nesta terça-feira, 14, da sede do Conselho Tutelar da Zona Sul, localizado no Bairro Buritizal. O local, que funcionava em condições insalubres, foi totalmente revitalizado, inclusive sendo dotado de sistema de segurança e acessibilidade. Antes da inauguração, que ocorreu às 9h, a Secretária Municipal de Assistência Social, Suênia Bezerra, afirmou no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) que a nova sede garante mais comodidade aos conselheiros tutelares e à população. Ela anunciou, também, a intensificação de abordagem durante o dia e a noite nas esquinas, orla da cidade e na frente das escolas, com o objetivo de combate o trabalho infantil e conter a violência.

“A prefeitura de Macapá investiu quase 60 mil reais nas obras de revitalização da sede do Conselho Tutelar da Zona Sul, que incluiu toda a parte elétrica, forro, pintura, novos banheiros, além do sistema de segurança e uma nova sala lúdica para atendimento infantil. Agora os conselheiros terão melhores condições de realizar o importante trabalho que executam, e a própria população receberá atendimento com mais dignidade”, pontuou.

De acordo do Nádia, no total, o Conselho já registrou mais de 2 mil atendimentos: “Já estamos programando a realização de ações durante o dia e à noite para combater o trabalho infantil e a criminalidade envolvendo menores, estes como vítimas e como transgressores, num trabalho conjunto do Cras (Conselho Regional de Assistência Social) e os conselhos tutelares, reforçando o belíssimo trabalho que os conselheiros realizam, e, claro, contendo a violência praticada contra menores, que apresenta um crescimento preocupante, tanto que somente nos últimos 4 meses e meio já foram realizados 2.349 atendimento; entretanto, as ações não se registram a isso, porque os conselhos tutelares trabalham muito também nas prevenção, com palestras e visitas às escolas”.

 Revitalização

A revitalização custou à prefeitura reforma contou com reestruturação da parte elétrica, pintura interna e externa. Além de recuperação de banheiros e salas que estavam fechadas. No discurso da entrega da obra, que custou R$ 64 mil aos cofres do município, o prefeito Clécio Luís (Rede) explicou que ainda estão sendo executados serviços: “É um espaço pequeno, mas que agora está aconchegante. Com a obra o Conselho terá maior comodidade, melhorando o atendimento dos conselheiros. Estamos concluindo a manutenção predial e até junho uma empresa estará cuidando do espaço”.

Conforme explicou Suênia Bezerra, cCom a reforma o Conselho vai funcionar de forma efetiva de 7h30 às 18 horas com cinco conselheiros; após esse horário, uma equipe ficará de sobreaviso.


Deixe seu comentário


Publicidade