Cidades

Curso de engenharia civil da Unifap ganha novo prédio de laboratórios

O espaço vai proporcionar melhores práticas de ensino, pesquisa e extensão da graduação.


Imagens: Unifap/Divulgação

A administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap) entregou no último dia 23 de junho, o novo prédio de laboratórios do curso de engenharia civil da Instituição. O espaço vai possibilitar a melhoria no ensino, pesquisa e na parceria para formatação de projetos entre a Universidade e entes públicos e privados no estado. Na oportunidade também foi entregue oficialmente à Prefeitura de Macapá o projeto da nova Ponte Sérgio Arruda, o principal acesso do centro da cidade à Zona Norte.

O reitor da Unifap, professor Júlio Sá, lembrou que a entrega do prédio era uma reivindicação antiga de discentes e docentes do colegiado, licitado em 2013. O professor também fez questão de agradecer a cada ator envolvido no processo para a materialização e entrega da obra. O próximo passo agora é começar o processo para equipar os laboratórios. A administração estima que o montante necessário gire em torno de R$ 11 milhões para equipamentos.

 

A vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), professora Cristina Maria Baddini, lembra as dificuldades durante o processo.  “Nós tivemos muitos contratempos por falta de recursos para conclusão, pandemia, entre outros. Hoje acredito que entraremos em uma nova fase, com mais investimentos nas Universidades e mais recursos. Com isso, vamos entregar ao Amapá engenheiros extremamente preparados”, ponderou.

Além da parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), a Universidade e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) trabalham atualmente para construção do plano de saneamento básico dos municípios, por exemplo. A intenção com a entrega do laboratório é que o curso de engenharia também participe do processo executivo de implantação desse plano.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Regis Brito Nunes, avaliou que o espaço de estudos vai proporcionar aos amapaenses inúmeros benefícios, e citou o novo projeto da ponte Sérgio Arruda como exemplo. “Nós tivemos a grata satisfação de participar do primeiro projeto de engenharia que realmente irá acalcar os amapaenses. São cerca de 120 mil pessoas, moradores da zona norte da capital, favorecidas pela obra de mobilidade urbana, além daqueles que cruzam a ponte com destino aos municípios e localidades interioranas”, afirmou o coordenador.

 

Também participaram da solenidade de entrega do prédio de laboratórios da Engenharia Civil o Juiz Federal João Bosco, o Promotor e Pastor Iaci Pelaes, o Superintendente Estadual da Funasa no Amapá (Funasa), Clodoaldo Monteiro Maciel e o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana da Macapá, Cleidsen Rabelo Cruz.


Deixe seu comentário


Publicidade