Cidades

Curso de Medicina da Unifap apresenta trabalho sobre o Ijoma

Documento Estudo faz um relato sobre as atividades desenvolvidas por vários alunos em parceria com o Instituto Joel Magalhães


O coordenação do curso de Medida da Universidade Federal do Amapá (Unifap) apresentou durante conferência promovida pela Associação para a Educação Médica da Europa (Amme) um trabalho que relata a parceria firmada com o Instituto Joel Magalhães (Ijoma), elaborado pelos estudantes de Medicina com o apoio e coordenação da professora Maira Tongu, coordenadora do curso.

O objetivo foi incentivar a humanização e interação entre a faculdade, saúde e comunidade, como o proposto pelas novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Medicina. De acordo com Maira, a Unifap adota a metodologia PBL (Aprendizado baseado em problemas), que pretende preparar os alunos para trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde).

A Associação para a educação médica da Europa (Amee) é uma organização mundial com membros de mais de noventa países, nos cinco continentes. Dentre os seus membros estão professores, educadores, pesquisadores, diretores, assessores, administradores, estudantes e estagiários. A instituição promove excelência internacional em educação nas profissões da saúde desde a graduação até a pós-graduação e educação continuada.

Todos os anos, entre agosto e setembro, a AMEE realiza uma conferência para profissionais de saúde e profissionais envolvidos na educação médica. Esse encontro proporciona uma rede de pessoas com interesses semelhantes, para ouvir e discutir as visões de especialistas da área reconhecidos, além de participar de workshops, cursos e da apresentação de seu próprio trabalho.

Em 2015 o evento ocorreu neste mês de setembro, onde Maira Tongu participou da conferência como apresentadora do trabalho “Integração entre estudantes e instituto de apoio à pacientes com câncer: Projeto do Ijoma”. O trabalho, escrito pela professora e pelos alunos Paulo Lacerda e Adriana Bueno, do quarto ano do curso de Medicina, foi um relato sobre as atividades desenvolvidas por vários alunos em parceria com o Instituto Joel Magalhães.

Durante o projeto os estudantes trabalharam na coleta e doação de alimentos, palestras em atividades do instituto, distribuição de material educativo para a prevenção de diversos tipos de câncer e voluntariado em ações para a comunidade. Isso tudo foi orientado por professores do colegiado de Medicina. Os alunos, do primeiro ao quinto ano do curso, puderam conversar com membros da comunidade e orientá-los quanto a medidas preventivas, deste modo exercendo seu papel social na comunidade.

Esse contato proporcionou uma experiência bastante enriquecedora para os alunos, pois eles puderam vivenciar as demandas emocionais desses pacientes. Dessa maneira, ficaram mais motivados para aprender as demandas sobre a população carente, além de ficarem mais motivados para aconselhar a população acerca de hábitos de vida saudável.


Deixe seu comentário


Publicidade