Cidades

Davi e Aline garantem construção da Casa da Mulher

A Casa da Mulher Brasileira será construída ao lado do IPEM, na rua Floriano Waldeck, bairro São Lázaro, zona norte de Macapá.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O Amapá terá em breve mais um espaço de proteção e acolhimento para as mulheres vítimas de violência doméstica: é a Casa da Mulher Brasileira, local que vai reunir serviços de 37 órgãos públicos que fazem parte da Rede de Atendimento à Mulher, oferecendo um atendimento ágil e humanizado.

O projeto está orçado em R$ 5,5 milhões, frutos de articulação da deputada federal Aline Gurgel (Republicanos/AP) e do senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), com contrapartida do Estado. “A deputada e o senador já tinham conseguido os recursos e a gente deu o terreno no ano passado, e agora a gente dá a ordem de serviço após o processo licitatório. Esta é mais uma política pública de fortalecimento do estado no enfrentamento à violência contra mulheres”, disse o governador do Amapá, Waldez Góes.

Atualmente, para ser acompanhada, a vítima precisa procurar os órgãos de atendimento de forma isolada, o que muitas vezes faz a mulher desistir da denúncia contra o agressor. “Essa casa vem com a proposta de salvar vidas, porque fica 24h aberta, com todos os órgãos envolvidos no combate à violência dentro de um único lugar. Terá sala de acolhimento, casa de passagem, quartos, brinquedoteca para que os filhos sejam assistidos enquanto a vítima faz a denúncia; enfim, é uma casa que vai nos ajudar a reduzir índices de feminicídio e de violência contra a mulher”, enfatizou a deputada federal.

O senador Davi Alcolumbre ressaltou o empenho da bancada federal para executar o projeto no Amapá. “Gostaria de frisar que o projeto foi pensado e comandado por uma mulher, a deputada federal Aline, que lidera a nossa bancada federal. E lógico que através da relação que construímos em Brasília (DF), conseguimos apoiar a deputada, para que esse sonho fosse realizado. A Casa será um órgão com papel super importante para as amapaenses”, declarou o senador.

A Casa da Mulher Brasileira será construída ao lado do IPEM, na rua Floriano Waldeck, bairro São Lázaro, zona norte de Macapá.

“Essa é uma grande luta e conquista para as mulheres do nosso estado, um projeto que eu não poderia deixar de investir. Infelizmente, esse tipo de crime ainda é comum no Brasil, no nosso estado e precisamos unir forças para combater a violência e dar acolhimento para cada uma das vítimas”, destacou Alcolumbre. Dados da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher (DCCM) mostram que, entre 2016 e 2019, foram registrados mais de 25 mil boletins de ocorrência, expedidas mais de 5,3 mil medidas protetivas e ocorreram 50 tentativas de feminicídio no Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade