Cidades

Defesa Civil emite alerta sobre chuvas fortes com rajadas de vento

Previsões de fortes rajadas de ventos, trovoadas e chuvas continuam até segunda-feira. 


A Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) continuam em alerta para o caso de chuvas fortes e ventanias, conforme boletim do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), emitido nessa sexta-feira, 24.

A medida é para assegurar atendimento imediato em casos de sinistros e ocorrências como as de quinta-feira, 23, quando fortes ventos com velocidade média de 74 km/h atingiram o estado, principalmente os municípios de Macapá e Santana. Foram registradas mais de 90 quedas de árvores que comprometeram o fornecimento de energia e o trânsito.

A Defesa está com equipes 24 horas de plantão, além de militares extras. Ao todo, a equipe conta com 130 agentes envolvidos que estão atuando desde a última quinta-feira. A Sims mantém uma equipe de sobreaviso para atuar, caso necessário. Quando acionada pela Defesa civil, a secretaria trabalha no levantamento das vítimas e perdas em casos de desabrigados e desalojados, além de identificar documentações perdidas e providenciar abrigos.

Previsões
As previsões de fortes rajadas de ventos, trovoadas e chuvas continuam até segunda-feira. Caso aconteçam, a Defesa Civil orienta a população a procurar local seguro para se abrigar, evitando ficar embaixo de placas e estruturas comprometidas. Além disso, a orientação é não manusear fiações elétricas e não estacionar embaixo de árvores. Em casos de risco, acionar a Defesa Civil pelos números 190 e 193.


Deixe seu comentário


Publicidade