Cidades

Dilma deve enviar Orçamento de 2016 ao Congresso

Projeto traz estimativas do governo para receitas e gastos no próximo ano


O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entregou ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o projeto do Orçamento de 2016. Diante da desistência da presidente Dilma Rousseff de apresentar ao Legislativo uma proposta de retorno da CPMF, a peça orçamentária deve conter previsão de déficit nas contas para o próximo ano, informou o Blog do Camarotti.

Ontem foi o último dia para o Executivo enviar ao parlamento o projeto da lei orçamentária do ano que vem. Nos últimos dias, Dilma comandou diversas reuniões com ministros que integram a chamada “junta orçamentária” do governo para tentar fechar os número do Orçamento.

No sábado, após horas reunida com auxiliares no Palácio da Alvorada, a chefe do Executivo decidiu desistir, momentaneamente, da ideia de voltar a tributar as transações bancárias. A possibilidade de o governo recriar a CPMF repercutiu negativamente no Congresso e no meio empresarial. O próprio vice-presidente Michel Temer chegou a advertir Dilma na semana passada que, provavelmente, a proposta não seria aprovada pelo Legisltativo.

Na noite deste domingo (30), depois de o governo debater inúmeros cenários para o Orçamento, Nelson Barbosa foi à residência oficial do Senado comunicar pessoalmente a Renan a decisão do Planalto de incluir a previsão de déficit na peça orçamentária de 2016.

O documento vai conter estimativas para a arrecadação do governo no ano que vem e fixar os gastos que o governo quer fazer com esses recursos. Para entrar em vigor, o Orçamento precisa ser aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidente da República.


Deixe seu comentário


Publicidade