Cidades

Dom Luiz prestigia 25º aniversário da ordenação do Padre Paulo Roberto

Bispo Emérito desde dezembro de 2012, Dom Luiz Soares Vieira foi o 3º bispo e o primeiro brasileiro a dirigir a Diocese de Macapá


O bispo emérito Dom Luiz Soares Vieira está participando das comemorações do 25º aniversário de sacerdócio do presidente do Instituto Joel Magalhães (Ijoma) e vigário da Paróquia Jesus de Nazaré Padre Paulo Roberto, que foi ordenado padre pelo próprio Dom Luiz, quando este era Bispo Diocesano de Macapá.

Entrevistados no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) na manhã desta quarta-feira, 29, os religiosos relembraram com saudosismo a época de seminaristas e enalteceram a importância do despertar da vocação da juventude. No entendimento de Dom Luiz, em vez de ofuscar, as redes sociais são ferramentas fundamentais para a evangelização.
“Os tempos de hoje são completamente diferentes da minha época de seminarista; ao contrário do que alguns pregam, entretanto, as redes sociais são muito eficientes para ampliar o trabalho de evangelização e no despertar da vocação religiosa da juventude; para isso, temos que compreender e compartilhar com essa tecnologia; temos como exemplo a Pastoral da Juventude, que acompanha permanentemente essa evolução”, pontuou.

Dom Luiz destacou os trabalhos religiosos e sociais do Padre Paulo Roberto, sobretudo o seu empenho na prevenção e tratamento do câncer: “Conheci o Ijoma, e comentei com o padre Paulo que o Papa Francisco designou este ano como o ano santo da misericórdia; e o padre Paulo está fazendo um trabalho belíssimo no Amapá, minimizando o sofrimento de tanta gente, porque o que o câncer está fazendo no Brasil e no mundo todo é pavoroso, e o padre Paulo Roberto está realizando com essa obra é o desejo de Jesus; temos que unir sociedade para combater o câncer; ainda não chegamos ao remédio preventivo, a vacina, o que seria o ideal, mas já estamos avançando nesse sentido, tanto que recentemente li numa revista científica que já estão fazendo experiência com uma vacina; até lá, porém, temos que trabalhar na prevenção, no tratamento, na caridade, para superar o sofrimento que o câncer vem trazendo pra sociedade”, ensinou.

Para o padre Paulo Roberto, Dom Luiz é uma referência para sua vida: “É uma alegria muito grande receber a visita e os cumprimento do Dom Luiz, porque ele é referência na minha vida, pra mim ele é um pai; não tenho nem palavras pra descrever a importância dele na minha vida, para os padres em geral, para a Diocese de Macapá, que teve grande felicidade de receber grandes missionários, como o Dom Luiz, o primeiro bispo brasileiro e o 3º bispo de Macapá; a presença dele na comemoração do 25º ano de sacerdócio se reveste de uma alegria ainda maior porque foi ele que me ordenou padre, quando eu tinha 30 anos de idade”, destacou.
 
Perfil
Dom Luiz Soares Vieira nasceu na cidade de Conchas (SP) em 02 de maio de 1937 e foi o 3º bispo de Macapá e o quinto arcebispo de Manaus. Graduado em Filosofia no Seminário Central de São Paulo e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, ele recebeu sua ordenação sacerdotal no dia 21 de fevereiro de 1960 no Vaticano. Exerceu os cargos de vice-reitor do Seminário São José em Botucatu e reitor do Seminário de Filosofia em Apucarana. Foi Pároco de Chavantes, Pirapó e São Benedito em Apucarana; e, Sabáudia e Santíssima Trindade, na cidade de Arapongas (PR).

A ordenação episcopal de Dom Luiz foi celebrada no dia 01 de julho de 1984 em Apucarana, mas foi em Macapá que serviu como bispo de 1984 a 1991. Foi nomeado arcebispo de Manaus pelo Papa João Paulo II em 13 de novembro de 1991, onde tomou posse em 19 de janeiro de 1992. Foi também vice-presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vice-presidente do Regional Norte 1, delegado na Conferência de Santo Domingo, presidente do Regional Norte 1 e membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, ocorrida em maio de 2007. De 2007 a maio de 2011 foi vice-presidente da CNBB.
 
No dia 12 de dezembro de 2012 o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia da Arquidiocese de Manaus, por limite de idade. Na condição de bispo emérito (aposentado), Dom Luiz reside em Santa Fé (PR), na Diocese de Apucarana.

Deixe seu comentário


Publicidade