Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Cidades

Durante ação, prefeitura detecta 2,4 mil casos positivos de Covid-19 em Macapá

A grande ação de testagem foi realizada no último sábado (22), em parceria com o Ministério da Saúde.


Railana Pantoja
Da Redação

 

No último sábado (22), o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Macapá realizaram uma grande ação de testagem e vacinação contra a Covid-19 na capital. Os atendimentos estavam previstos serem encerrados às 16h, mas isso foi prolongado até às 20h30min por causa da alta procura por parte da população.

 

Como resultado da ação, a prefeitura informou nesta segunda-feira (24) que foram realizados 7.129 testes, sendo 2.431 positivos para a Covid, o que representa 34% do total. Além disso, foram realizados 2.132 atendimentos médicos nos quatro pontos da ação e aplicadas 937 doses de vacina.

“Quero agradecer os mais de 300 profissionais envolvidos na ação, pessoas da Secretaria de  Saúde e de outras secretarias. Foi uma ação que oportunizou testagem para a população que, se fosse nas UBSs, não conseguiria rapidamente o resultado, levaria no mínimo uma semana para ter o diagnóstico”, agradeceu o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

 

O subsecretário de Saúde, Kleverton Siqueira, reforçou que o índice baixo de vacinação na ação foi um alerta.

 

“Chamou atenção porque em relação ao número de testados, o índice de vacinados não teve proporcionalidade. Não por falta de oferta e equipes, mas sim pela falta de busca dos munícipes. A gente reforça que continuamos com vários pontos na cidade ofertando vacina pra todo mundo. A vacina é o único caminho para combater a Covid e a gravidade da doença”, frisou Kleverton.


Comente