Cidades

Educação especial é tema de debate entre professores e gestores

Outro tema trabalhado foi à importância da escola identificar todos os alunos ao Censo, bem como no ato da matrícula, especificar se existe laudo, características do aluno ou até mesmo o uso de alguma medicação.     


A educação especial no Amapá foi discutida em encontro envolvendo gestores escolares, pedagogos e professores. O objetivo é estreitar as relações entre todos os envolvidos no processo de inclusão educacional e social.

O tema discutido nesse segundo encontro foi “Responsabilidade de incluir é de todos nós”. Além disso, assuntos como o papel do professor do ensino regular, da educação especial e dos pais ou responsáveis também foram debatidos. Os profissionais receberam, ainda, orientações referentes às questões estruturais a serem verificadas e encaminhadas para resolução, como por exemplo, acessibilidade à pessoa cadeirante, cega, surda, autista, entre outros.

Outro tema trabalhado foi à importância da escola identificar todos os alunos ao Censo, bem como no ato da matrícula, especificar se existe laudo, características do aluno ou até mesmo o uso de alguma medicação.     

“Tivemos um resultado positivo com os trabalhos desenvolvidos desde o ano passado, resultando num maior esclarecimento do assunto. Tivemos, inclusive, aumento nos números de atendimento educacional especializado que passou de 2.339 alunos matriculados nas escolas estaduais para 4.033”, esclareceu Rubenita Teles, gerente do Núcleo de Educação Especial (Nees/Seed).     

O Amapá conta 4 centros de atendimento educacional especializado: Centro de Atendimento aos Surdos (CAS), Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues(CRNDR), Centro de Atendimento de Altas Habilidades / Superdotação, (CAAH/S) e o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP).

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, destacou que o evento é uma boa oportunidade para se atualizar, trocar experiência com outros professores e tirar dúvidas sobre assuntos.

“A educação deve ser entendida como responsabilidade de todos. Diante disso, temos atualmente parceria com diversos órgãos a fim de melhorarmos a qualidade da educação”, destacou Medeiros.  

O encontro sobre educação especial aconteceu nesta quarta-feira, 8, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) campus II, e foi organizado pelo Núcleo de Educação Especial (Nees). Participaram do evento a representante do Ministério Público do Amapá, procuradora de Justiça, Judith Teles, e o conselheiro da Pessoa com Deficiência da OAB, advogado Alessandro Batista.


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