Cidades

Educadores do novo modelo de escola em tempo integral concluem formação

Início das aulas é nesta segunda, 3, nas oitos escolas que adotaram o novo modelo de ensino


Os 141 profissionais que irão atuar nas oito Escolas do Novo Saber (Tempo Integral) concluíram nesta sexta-feira, 31, o curso de formação do novo modelo de ensino implantado na rede estadual. A formação foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenadoria de Implantação do Ensino em Tempo Integral, em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

O quinto e último dia de formação foi dedicado às reflexões acerca dos métodos de avaliação a serem desenvolvidos no ensino integral. Durante a tarde, técnicos da Seed tiveram um momento com os educadores para esclarecer dúvidas que ainda pudessem existir sobre questões burocráticas. Os profissionais concluíram a formação confiantes no sucesso da nova metodologia de ensino.

“A partir de agora nós temos os estudantes como protagonistas. É um novo momento para a sociedade amapaense, em que a escola em tempo integral vai proporcionar a esse jovem uma perspectiva de vida em todos os aspectos”, comentou o gestor do Colégio Amapaense, Antônio Cordovil

Na matriz curricular, os alunos contarão com orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho, e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

“A espinha dorsal do programa é o projeto de vida do aluno. E esse projeto a gente não pode pensar só em termos profissionais, ou continuidade de estudo, ele tem que ser fortemente estruturado na formação física, na formação de valores e competências necessárias para que esse jovem possa encarar o mundo do trabalho e o século 21”, reforçou a consultora pedagógica do ICE, Cássia Moreira.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes, que passam a atuar exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

A secretária Goreth Sousa fez o encerramento da formação dando as boas-vindas aos educadores e reforçando o compromisso da Seed na garantia de oferta de ensino de qualidade aos estudantes e condições de trabalho aos profissionais da educação.

“O necessário para o início das aulas está 100% garantido. Nunca o Amapá viveu um trabalho diferenciado na educação, com nova metodologia e novo ambiente de estudo e processo de ensino e aprendizagem, tanto para os nossos alunos quanto para os professores”, reforçou a secretária Goreth Sousa.

Início das aulas
Nos primeiros dias de aula, 3 e 4 de abril, os estudantes das Escolas do Novo Saber serão recebidos com uma programação de acolhimento com atividades diversificadas. No dia 3, as aulas iniciam excepcionalmente às 13h20. O atendimento especial para pais e responsáveis pelos alunos será a partir das 17h30. Do dia 4 em diante, as aulas serão de 7h30 às 17 horas, somente para os alunos da 1ª série do Ensino Médio. As aulas para as demais séries, de ensino regular, iniciam em 5 de abril.

A programação contará com a participação de 45 estudantes do Ginásio Pernambucano, de Pernambuco. A unidade é a primeira escola que adotou esse tipo de modelo pedagógico e gestão no Brasil. Eles vão compartilhar com os alunos amapaenses as experiências e os benefícios da Escola em Tempo Integral como desenvolvimento intelectual, emocional e social.

Educação em tempo integral
No Amapá, oito escolas fazem parte do programa de Educação em Tempo Integral do Governo Federal, ofertando o primeiro ano do Ensino Médio na modalidade integral a partir do ano letivo de 2017. Em Macapá, cinco escolas vão funcionar nessa modalidade: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes. Em Santana, outras três escolas serão em tempo integral: Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves.


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