Cidades

Em 1 mês, atendimentos noturnos nas UBSs de Macapá somam 7,5 mil

Serviço faz parte do programa ‘Saúde Para Todos’, lançado pela Prefeitura em maio.


Em um mês de funcionamento, cerca de 7,5 mil pessoas foram atendidas em consultas médicas da “Agenda Noturna” em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. O serviço no contraturno iniciou no final de abril como parte do programa “Saúde Para Todos”, maior plano de ação já anunciado pela gestão municipal.

 

Por semana, estima-se que as agendas noturnas atendam 375 pacientes, sendo 1,5 mil por mês em cada unidade. Com a iniciativa inédita na capital, o público que não conseguia acessar os serviços durante o dia, pode ser recebido nas UBSs a partir das 18h, garantindo ao cidadão os direitos básicos da Atenção Primária.

 

São ofertadas consultas médicas, atendimento pediátrico, ginecológico, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além da dispensação de medicamentos.

 

Inicialmente, a agenda foi implantada nas unidades Lélio Silva, Congós, Perpétuo Socorro, Marcelo Cândia e Marabaixo. Entre as unidades citadas, duas tiveram o funcionamento noturno remanejado. A agenda da Lélio Silva, que está em reforma, passou para a UBS Pedro Barros, no bairro Fazendinha. Já a agenda noturna do Perpétuo Socorro passou para a UBS Pacoval.

 

“O número de pessoas acolhidas nos mostra a boa adesão ao programa. Em breve, vamos ampliar essas agendas para outras unidades. Nossa finalidade é facilitar o acesso médico daqueles que mais precisam”, detalha a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.


Deixe seu comentário


Publicidade