Cidades

Em busca de status ‘livre sem vacinação’, Amapá promove Fórum de Vigilância para Febre Aftosa

Coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá, evento ocorre de 14h às 18h30, no auditório Santana do Sebrae/AP.


O Governo do Amapá realiza, nesta quinta-feira, 23, o III Fórum Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, que trará discussões envolvendo o poder público, produtores amapaenses, médicos veterinários e a iniciativa privada.

Coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), evento ocorre das 14h às 18h30, no auditório Santana do Sebrae/AP.

O evento é uma das atividades demandadas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, para aproximar todos os envolvidos da cadeia agroprodutiva e alcançar o status sanitário de área livre da febre aftosa sem vacinação.

De acordo com a médica veterinária e chefa da Unidade de Saúde Animal (USA), Rafaela Nunes, o debate neste fórum é para alinhar ações e criar novas estratégias o avanço do setor no estado. “Nosso objetivo neste evento é sensibilizar a sociedade sobre a importância do cumprimento das ações do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, que iniciou em 2017 e irá até 2026, para alcance do status de área livre da Febre Aftosa sem vacinação”, destacou.

No Estado, a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2021 atingiu um saldo positivo com 95,3% do rebanho vacinado, ultrapassando a meta do Ministério da Agricultura, que era de 90%. Atualmente, o estado possui a Certificação de ‘Livre de Aftosa com vacinação’ e busca o certificado ‘Livre de Aftosa sem vacinação’ até 2026.

 

Como participar?
Para participar do evento, será necessário fazer inscrição pelo site da instituição, http://www.diagro.ap.gov.br/ , ou presencialmente, no dia do evento.


Deixe seu comentário


Publicidade