Cidades

Encontro reúne educadores para debater incentivos à leitura

O objetivo do encontro foi incentivar a discursão e a promoção da leitura, fomentando, também, condições de acesso à prática da escrita.


Incentivar a prática da leitura foi tema do II Encontro do Proler Amapá, um programa nacional que fomenta o processo educacional dentro e fora da escola. Nesta segunda edição do evento, o tema é “a importância do Projeto de Leitura no Ambiente Escolar”.
O objetivo do encontro foi incentivar a discursão e a promoção da leitura, fomentando, também, condições de acesso à prática da escrita. As palestras e orientações voltadas para a elaboração de projetos tiveram a participação de professores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Segundo a coordenadora do Proler no Amapá, Elem Costa Coelho, o comitê executa várias ações de incentivo à leitura, a exemplo o projeto “Domingo de Poesia”, que é realizado uma vez ao mês em locais variados, sendo que boa parte da execução do projeto ocorre no Museu Sacaca, com a “Maloca Pedagógica”. O projeto reúne contação de história, dramatizações, oficinas e muita poesia.

“Com as formações e encontros, conseguimos atingir todos os núcleos de atendimento aos educandos (Naes). A primeira formação deste ano se deu no mês de maio com oficinas e jogos de incentivo à leitura. Temos ótimos resultados nos encontros que são bastante produtivos” disse.

Para a secretária de Educação, Conceição Medeiros, as práticas pedagógicas devem combinar com as resoluções que norteiam as atividades nas salas de aula. “A sala de leitura deve mexer com a estrutura e o currículo da escola, devem ser instrumentos que influenciem na mudança das práticas pedagógicas”, destacou Medeiros.

O II Encontro do Proler aconteceu nesta sexta-feira, 10, no campus II da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).


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