Cidades

Enem 2020: MEC define que provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021

Datas do exame foram escolhidas de acordo com enquete realizada pelo Inep. No Amapá, mais de 7 mil estudantes da rede estadual estão inscritos.


Foto: Erich Macias/Seed

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na última terça, 7. As provas escritas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto as provas do Enem digital acontecerão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  

No Amapá, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed), mais de 7 mil estudantes da rede estadual em fase de conclusão do ensino médio farão as provas. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 5 milhões de pessoas realizaram as inscrições em todo país. 

As datas foram escolhidas depois da enquete realizada pelo Inep que consultou os estudantes sobre os melhores dias para aplicação das provas, que foram adiadas devido à pandemia de covid-19.  

Nesta edição, o Enem conta com modalidade de prova digital, um plano piloto que o Inep está propondo para a aplicação do exame.  

Preparação 

Desde que as aulas foram suspensas devido à pandemia, o Governo do Estado oferece aos estudantes a Central do Enem, um canal do YouTube que conta com mais de 120 videoaulas com foco 100% voltado ao exame.  

O projeto conta com 23 docentes que estão divididos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; além da Redação. 

Durante as férias, os professores disponibilizam dicas de assuntos que são previstos para cair na prova. Cada vídeo tem entre 30 e 40 minutos e são publicados nas terças, quartas e quintas-feiras. 

O Enem é a forma de entrada dos estudantes nas universidades públicas de todo Brasil, a nota também pode ser usada para o acesso aos programas do governo federal como: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni).  


Deixe seu comentário


Publicidade