Cidades

Epidemias de malária e dengue atingem 100% da população de Lourenço

Sem assistência médica, medicamentos e laboratório de análises clínicas, famílias inteiras correm risco de morte


A totalidade da população do Distrito de Lourenço, localizado no município de Calçoene, distante 365 km da capital, Macapá, está acometida de dengue e malária, com sérios riscos de morte se as autoridades sanitárias não adotarem providências urgentes para o combate das doenças. O alerta foi feito na manhã deste sábado pelo líder comunitário Raimundo Piaba, por telefone, no programa Conexão Brasília (DiárioFM 90.9), apresentado pelo jornalista e radialista Cleber Barbosa.

Segundo o líder comunitário, a situação é de pânico, porque a população de mais de 2 mil habitantes está à mercê das doenças e sem nenhuma assistência das autoridades do estado e do município: “O quadro está cada vez pior e tende a se agravar ainda mais, porque aqui em Lourenço falta médicos, medicamentos e não possuímos laboratório de análises clínicas. Estamos completamente abandonados. Faz-se necessária a adoção de providências urgentes para que a situação seja revertida, porque, sinceramente, já mergulhamos no caos”, protestou.

Presente no programa, onde concedia entrevista, o deputado federal Marcos Reátegui pediu, ao vivo, ações imediatas das autoridades sanitárias do município de Calçoene e do estado, e prometeu que, pessoalmente, ainda hoje, durante o lançamento das obras no Polo Hortigranjeiro de Fazendinha, iria conversar com o governador Waldez Góes sobre o assunto, além de acionar o Ministério da Saúde: “A dengue é um problema nacional, e o Ministério da Saúde tem recursos e ferramentas para o combate da doença. Assim que eu chegar em Brasília, vou ao Ministério, na condição de coordenador da bancada do Amapá, e vou cobrar ações emergenciais para todo o município de Calçoene, em especial para o Distrito de Lourenço, porque pelo quadro apresentado pelo Raimundo Piaba, a situação é muito séria”. 

Riqueza e decadência

Lourenço é um distrito do município Calçoene, no Amapá. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1 866 habitantes, mas projeções estimam, atualmente, uma população residente de cerca de 2.500 habitantes. O Distrito já foi o Eldorado para os garimpeiros. Durante as décadas de 80 e 90, chegou-se a extrair da mina Salamangone mais de uma tonelada de ouro da mina Salamangone. A extração, hoje, permanece, mas de acordo com os próprios moradores, a extração não passa de 40 quilos mensais. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade